Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Tocha Olímpica passa amanhã por Canela e Gramado

Compartilhe:

Foto: Reprodução

Representando a união das nações e os Valores Olímpicos, a Tocha Olímpica Rio 2016, que percorre todo o PaÍs, estará em Canela, amanhã, dia 08. Haverá uma programação especial para a passagem da tocha na cidade. Dessa forma, durante o trajeto percorrido pelos condutores, haverá 12 estações e cada uma dessas estações levará o nome de um dos valores olímpicos e do esporte, como amizade, excelência, união, diversidade, coragem, concentração, equilíbrio, liderança, igualdade, cooperação, saúde, inspiração e superação.

Às 12h50min, iniciando com a Estação 1 (Amizade), que estará localizada no Parque do Palácio, o evento terá início, contando com a presença de um grupo de cavalarianos pilchados com as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Canela, além de integrantes do CTG Querência que tocarão gaita e violão e farão uma roda de chimarrão. Haverá, ainda, uma equipe da Churrascaria Garfo e Bombacha assando churrasco e servindo para o público.

Tiele Luana da Silva, aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Adolfo Seibt, que venceu o concurso sobre Jogos Paraolímpicos e a inclusão social será a anfitriã da Tocha, a conduzindo ao primeiro participante. A partir das 14h, a Praça João Corrêa receberá apresentações culturais com a participação da Orquestra Neusa Mari Pacheco, apresentação de dança da Tenda de Ísis, Coral da Academia de Arte e Cultura, apresentação de Capoeira, Malabares do grupo Kombinação do CREAS, esquetes da Faces Produções, Boneco Gigante, entre outras atrações.

Na Estação 12 , que estará localizada na Praça da Matriz, acontecerá o show de encerramento, que contará com a descida da tocha de rapel da Catedral de Pedra. Após a solenidade, a Tocha Olímpica se deslocará aos parques do Caracol e da Ferradura para a realização de fotos e vídeos, que serão utilizados no material oficial dos Jogos Rio 2016. Em caso de chuva estarão canceladas as atividades da recepção com os tradicionalistas e o churrasco na 1ª Estação, o Rappel no Show de Encerramento na Catedral de Pedra e as atividades da Praça Cultural.

Participantes do revezamento

Até o momento os seguintes nomes foram confirmados para conduzir a tocha, em Canela: Larri Rottmann, Darci Calzetta, Augusto de Cesaro, Priscila Silva Flores, Arthur Micael de Souza, Liliane Viera, Cláudio Casagrande, Augusto Forneck de Miranda e Sidnei Chaulet Gross.

Todas as pessoas foram indicadas através dos sites e promoções realizadas pelos patrocinadores do evento, com aval do Comitê Olímpico Internacional. Os nomes cotados para o revezamento em Gramado são: Gabriela Magnus, Gualcira Teixeira, Jessica Grecco, Paulo Rosa, Dirceu da Ros, Gilberto Bocalon, Humberto de Moura, Jean Sartori Lovatto, Felipe Henz, Antonio Romacho, Débora dos Reis, Edison Júnior, Éverton Hermes, Rafael Bernardes, Renato Moreira, Fabrício Silva, Jaime Rocha, Leonel Giordani, Lídia Reisner, Bruno Vieira, Raul Padilla Ruiz, Grace Tan, Max Hammes Parada, Yolanda Fernandez. A lista oficial dos nomes deve sair apenas amanhã, 08.

Como ficará o trânsito?

O Comitê Olímpico dos Jogos Rio 2016 definiu algumas normas para garantir a segurança dos condutores e da população. Nas ruas por onde a tocha passará será permitido transitar de carro até pouco antes da chegada do revezamento. Durante a passagem, as ruas estarão interditadas.

Em Canela, a Rota começará em frente ao Parque do Palácio (Rua Danton Corrêa da Silva), às 12h50min, seguindo pela Avenida Osvaldo Aranha, Avenida Júlio de Castilhos, Rua João Pessoa, Rua São Francisco, seguindo pela Avenida Visconde de Mauá até a Catedral de Pedra, onde o Comitê Olímpico montará um palco para atrações culturais e show de encerramento do evento, às 13h15min.

Canela: Sairá da frente do Parque do Palácio, às 12h50min, e irá até a Catedral de Pedra, onde descerá de rapel.

Já em Gramado, a Tocha chegará às 11h30, iniciando o percurso, de 5,9 km, no Lago Negro. A comitiva será recepcionada pela banda marcial da escola Senador Salgado Filho. Após, a Chama Olímpica seguirá pelas Ruas Carrieri, Bruno Ernesto Riegel, João Alfredo Schneider, Garibaldi, São Pedro e as Avenidas Borges de Medeiros e Hortênsias.

Devido às questões de segurança, o comitê também determinou que, das 12h até o final do comboio de revezamento, não será possível estacionar nestas vias. Os veículos que, por ventura estiverem estacionados nestes trechos não poderão se locomover durante o revezamento, sob pena de serem rebocados pelas forças de segurança. Logo após a passagem da tocha, as vias estarão liberadas. Com a montagem do palco em frente à Catedral de Pedra , a região também ficará interditada a partir das 11h.

Gramado: Sairá às 11h30min do lago Negro seguindo em sireção a Canela

Valores investidos para passagem da tocha

A organização esclarece que, o custo estimado para a execução da logística do recebimento do evento em Canela é de aproximadamente R$ 14 mil reais. Informa ainda que, nenhum município efetuou qualquer tipo de pagamento ao Comitê Olímpico dos jogos Rio 2016, para ter a anuência de sediar o evento. Para eventuais dúvidas o contrato está disponível na página da Prefeitura de Canela.