Canela,

21 de abril de 2024

Anuncie

Operação Serra reforça região com 32 policiais civis

Compartilhe:

Divisão do efetivo causa polêmica na região: 16 para Gramado

Na última segunda, 16, teve início a Operação Serra, da Polícia Civil, que reforça a região com 32 policiais durante o período natalino. O reforço segue até 15 de janeiro nas cidades de Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Cambará do Sul.

Durante a apresentação dos agentes, na manhã de segunda, na Delegacia Regional, em Gramado, foi divulgado que 16 destes atuarão em Gramado e as outras cidades receberiam quatro policiais. No ano passado, Canela havia recebido 12 policiais e Gramado 20.

A divisão do número de policias nas cidades causou polêmica, juntamente com a declaração de que a realização do Natal Luz é que motiva a operação. Nossa reportagem entrou em contato com a delegada regional de Polícia Civil, Elisangela Melo Reghelin, a qual informou que a divisão este ano é diferente do ano passado pela formação de uma volância, um grupo de pronto atendimento, que atuará nas cinco cidades.

Segundo a delegada, cada cidade recebeu quatro policiais, para os quais, cada delegado poderá designar tarefas de acordo com as suas necessidades, seja em investigações, prisões ou plantão.

A cidade de São Francisco, por exemplo, que não conta com plantão 24 horas, terá o plantão funcionando durante o período da Operação Serra (após 15 de janeiro, as ocorrências após às 18h de segunda a sexta e nos finais de semana voltarão a ser registradas em Taquara. Vide matéria na página 09).

Os outros 12 policiais irão formar um grupo de pronto atendimento, formado por quatro policiais 24 horas, sete dias por semana. Esse grupo estará sediado em Gramado, mas atuará nas cinco cidades, podendo ser solicitado como apoio por qualquer delegado a qualquer momento.

A equipe de pronto atendimento será formada por três agentes e um delegado, que poderão, inclusive, conduzir operações e investigações sem sobrecarregar as delegacias das cinco cidades. Ela estará sediada na delegacia regional, em Gramado.

“Não temos preferência por nenhuma cidade, a escolha da sede em Gramado é estratégica, em razão de espaço físico e por aqui já existir a delegacia regional”, explica Elisangela.