Canela,

29 de março de 2024

Anuncie

PáginaDois, por Noeli Stopassola Soares: Páscoa!

Compartilhe:

Páscoa.
“A palavra portuguesa “Páscoa” é usada para designar a festa dos judeus que no hebraico, é chamada “Pesach” que significa “saltar por cima”, passar por sobre”. Esse nome surgiu em face da tradição de que o anjo da morte, ou anjo destruidor, “passou por sobre” as casas assinaladas com o sangue do cordeiro pascal, quando ele matou os primogênitos dos egípcios. Essa foi à última das pragas que se tornaram necessárias para convencer o Faraó que deixasse Israel sair do Egito, após 430 anos de escravidão naquele país.
Portanto, a páscoa assumiu o sentido de livramento ou libertação, e o próprio êxodo foi à concretização dessa libertação. A Páscoa passou a ser a primeira das três grandes festas anuais celebradas pelos judeus.

Quaresma.
Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo e praticada desde o século IV.
A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.
A última semana da Quaresma é chamada de Semana Santa, que contém o chamado Tríduo Pascal, incluindo a Quinta-Feira Santa, que comemora a Última Ceia e a cerimônia do Lava pés que a precedeu,  também a Sexta-Feira Santa, que relembra a crucificação e morte de Jesus.
A Páscoa é seguida por um período de cinquenta dias chamado Época da Páscoa que se estende até o Domingo de Pentecostes.
A Páscoa é uma festa móvel, o que significa que sua data não é fixa em relação ao calendário civil. O Primeiro Concílio de Nicéia (325) estabeleceu a data da Páscoa como sendo o primeiro domingo depois da lua cheia após o início do equinócio vernal (a chamada lua cheia pascal).
Do ponto de vista eclesiástico, o equinócio vernal acontece em 21 de março (embora ocorra no dia 20 de março na maioria dos anos do ponto de vista astronômico) e a “lua cheia” não ocorre necessariamente na data correta astronômica. Por isso, a data da Páscoa varia entre 22 de março e 25 de abril.
Os cristãos orientais baseiam seus cálculos no calendário Juliano, cuja data de 21 de março corresponde, no século XXI, ao dia 3 de abril no calendário gregoriano utilizado no ocidente. Por conseguinte, a Páscoa no oriente varia entre 4 de abril e 8 de maio.
A Páscoa cristã está ligada à Páscoa judaica pela data e também por muitos dos seus simbolismos centrais, em português e em muitas outras línguas as duas são chamadas pelo mesmo nome ou nomes muito similares.
Os costumes pascais variam bastante entre os cristãos do mundo inteiro e incluem missas matinais, a troca do cumprimento pascal e de ovos de Páscoa, que eram, originalmente, um símbolo do túmulo vazio. Muitos outros costumes passaram a ser associados à Páscoa e são observados por cristãos e não-cristãos, como a caça aos ovos, o coelho da Páscoa e a Parada da Páscoa. Há também uma grande quantidade de pratos típicos ligados à Páscoa e que variam de região para região. Fonte: Wikipédia.

Curiosidade.
Presentear as pessoas com ovos de Páscoa é uma tradição anterior ao Cristianismo e ligada ao culto da fertilidade. Na China e nos países da Europa Central, comemoravam a entrada da Primavera e a exuberância da vida; para tanto trocavam presentes entre si e ofereciam ovos pintados, de madeira ou de cera.
Hoje, o costume é pintar ovos cozidos de galinha. Com o passar do tempo apareceram os ovos e coelhos de chocolate, que fazem a alegria, tanto das crianças, quanto dos adultos. Fonte: Wikipédia.

Em nossa cidade.
ALÔ! Fiscalização, urgente dar uma olhadela na calçada em frente ao Bradesco e loja OI. A mesma está com desnível, pedras soltas um perigo eminente! Vi uma senhora dar um tropeção e só não foi ao chão porque uma boa alma a segurou.

Participe da Feijoada da Solidariedade, adquirindo seu convite. Dia 07 de abril às 12h30min, no Hotel Continental Canela.

Participem da programação da Semana de Páscoa!

Canelense, continue comprando em nossa cidade.