Canela,

22 de abril de 2024

Anuncie

Preso o líder do tráfico em Gramado e casal que auxiliava facção

Compartilhe:

A Polícia Civil de Gramado realizou, ontem, 22, à noite, aquela que considera a sua principal ação do ano. Três pessoas foram presas e o delegado Gustavo Barcellos considerou “um duro golpe para a facção que tenta comandar o tráfico na região”.

A ação contou com o apoio de policiais civis da Delegacia de Polícia Regional e Delegacia de Canela. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em dois endereços, na Várzea Grande e Vila do Sol.

O principal gerente do tráfico de drogas em Gramado foi preso em flagrante. Segundo a polícia, essa era a liderança “que ainda se encontrava em liberdade”.

Na residência do investigado, foram apreendidas porções de crack e cocaína, bem como balança de precisão, caderno com anotações do tráfico, smartphones, uma munição calibre 22, dentre outros objetos relacionados à atividade criminosa.

O traficante estava na residência e recebeu voz de prisão, assim como um usuário de drogas, o qual foi detido e liberado depois de prestar esclarecimentos na DP.

No segundo endereço, morava um casal, empregado do tráfico. A residência era usada para armazenamento e fracionamento da droga. Ali foram apreendidos 111 pinos contendo cocaína, uma pedra grande de crack, que renderia ao menos 300 pedras no varejo, diversos tijolos e lascas de maconha fracionados para venda, caderno e folhas contendo contabilidade do tráfico, smartphones, um simulacro de pistola, dinheiro e petrechos para preparo e acondicionamento da droga.

Foi preso em flagrante de um dos principais colaboradores do tráfico. Ele era responsável por armazenar, fracionar e vender drogas no varejo, agindo sob as ordens da liderança presa na outra casa. Também foi presa a mulher deste investigado, que auxiliava no tráfico.

No caso, o mandado judicial foi cumprido depois de meses de investigação, na qual se apurou que o gerente atuava para facção com base na região metropolitana, que busca o comando da venda de drogas em Gramado, muitas vezes agindo com extrema violência, o que fez disparar os homicídios consumados e tentados neste início de ano.

O gerente do tráfico preso era o responsável pela distribuição de drogas, cobranças de dívidas e outras tarefas da facção criminosa, sendo que seu comparsa preso tinha funções importantes ao sucesso da atividade, contando com auxílio da companheira. Agiam em típica divisão de tarefas e cadeia de comando bem definida.

O gerente preso ainda é investigado por envolvimento em homicídios consumados e tentados ocorridos em Gramado e região. Os demais gerentes da facção já haviam sido presos em operações de repressão qualificada desenvolvidas pela Polícia Civil.

O trio foi recolhido ao sistema prisional.

Fotos: Reprodução/DP Gramado