Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Câmara inicia discussão sobre cedência dos Parques do Palácio e Pinheiro Grosso

Compartilhe:

Foto: Reprodução

Alguns vereadores pedem mais transparência no processo e novas alternativas

Após anunciar os projetos de cedência dos parques do Palácio e Pinheiro Grosso, para exploração da iniciativa privada, a Prefeitura de Canela dá segmento nos processos administrativo e legal. O próximo passo é obter a autorização legislativa, ou seja, aprovar o projeto na Câmara de Vereadores.
Na semana que passou, a Câmara já havia realizado audiência pública para saber a opinião da comunidade sobre a troca de um terreno na Rua Teixeira Soares, na quadra do Hospital de Canela, pela construção da escola infantil Tio Beto, no Canelinha.
Nesta quarta-feira, 06, foi realizada na Câmara de Vereadores de Canela uma reunião com membros do Poder Executivo de Canela para alinhar projetos e tirar dúvidas quanto a questões pontuais em projetos para o município.
Estiveram presentes na reunião os vereadores Merlin Jone Wulff, Ismael Viezze, Jonas Bernardo, Marcelo Drehmer, Carlos Oliveira, Leandro Gralha e Emília Fulcher. Já, por parte do Poder Executivo estiveram presentes os secretários Vilmar Santos, Luciano Melo, Gilberto Tegner e Luiz Claudio da Silva, das pastas de Governo, Fazenda/Desenvolvimento Econômico, Educação e Obras.
Esse encontro serviu para os vereadores tirarem dúvidas sobre matérias que estão em tramitação na Casa Legislativa. Os membros do Poder Legislativo indagaram sobre a importância da Prefeitura explicar os projetos apresentados para que os vereadores consigam debater mais profundamente cada pauta, e também, conseguir passar com mais detalhes a comunidade cada passo dado em nosso município.

Foto: Eduardo Saueressig – Em encontro nesta semana, Prefeitura concordou em retirar a urgência dos projetos, que os obrigaria a serem votados em 30 dias

Como não poderia deixar de ser, as cedências dos parques foi o principal assunto do encontro. Em um primeiro momento, a Prefeitura desejava votar os projetos em regime de urgência, o que causou discordância entre alguns vereadores, que afirmavam que este assunto deveria ser devidamente discutido com a comunidade.
Com isso, será realizada uma audiência pública para cada projeto. O referente Parque do Pinheiro Grosso, para o qual o principal interessado é o grupo da Florybal Chocolates, deve ser votado no dia 18 deste mês. Antes disso, na próxima quarta-feira,13, a Câmara de Vereadores realiza uma audiência pública, para, segundo ela, dar mais transparência ao processo e contar com a participação da comunidade.
Já o projeto sobre a cedência do Parque do Palácio deverá ser votado em 09 de julho e uma audiência pública sobre este projeto de lei também deve acontecer até lá.
Já quanto à cedência do Parque do Pinheiro Grosso, parece haver um concesso entre Prefeitura e Câmara que o projeto está adequado.

Não será uma tarefa fácil para a atual administração convencer alguns vereadores de aprovar o projeto de cedência do Parque do Palácio como foi enviado à Câmara. Um grupo pequeno cobra mais transparência do projeto, discussão com a comunidade e principalmente, garantias e adequações no texto da lei.
Se por um lado o projeto garante um novo centro de convenções, emprego e renda, por outro lado, segundo o vereador Ismael Viezze, é uma espécie de cheque em branco para a área de 9 hectares, última de campo nativo na zona urbana da cidade.
Além da discordância de alguns vereadores, a contrariedade de alguns setores da comunidade pode levar à judicialização do processo.
A proposta de levar o empreendimento proposto para o Parque do Palácio para outra área também é levantada.

Foto: Reprodução – Parque do Palácio tem uma área de 9 hectares

Discussão na internet > Na próxima semana, a Folha de Canela vai realizar um debate sobre o tema, ao vivo, mediado pelo jornalista Francisco Rocha, pela sua página no Facebook, com a participação de representantes da Prefeitura e Câmara de Vereadores, falando sobre o tema e respondendo ao vivo perguntas enviadas pela comunidade.