Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Morte por H1N1 é confirmada em Canela

Compartilhe:

Um caso de morte pelo vírus H1N1 foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Canela, após resultado do exame de um paciente feito pelo laboratório Lacen. Este é o primeiro caso registrado em Canela e a vítima estava internada há dias em tratamento mas não resistiu.
A Secretaria de Saúde orienta as pessoas que apresentarem sintomas como febre repentina e alta (acima de 38 graus), dores musculares, coriza e falta de apetite que procurem atendimento médico para iniciar o tratamento, independentemente da confirmação do tipo de vírus.

Gramado também teve caso
A Prefeitura de Gramado confirmou a primeira morte registrada em 2018 no Hospital Arcanjo São Miguel por H1N1. O óbito do paciente ocorreu no dia 5 de junho. O paciente deu entrada no Hospital São Miguel no dia 2 de junho, transferido do Hospital de Canela, cidade onde residia, o qual estava internado desde o dia 30 de maio.
“Em virtude deste caso, estamos tomando as atitudes de prevenção necessárias à saúde da nossa comunidade, como a liberação da vacinação contra a gripe a toda a população nos postos de saúde, que teve início no dia 6 de junho”, diz nota oficial.

No ano passado, nenhum caso de morte por H1N1 foi registrado em Gramado. Em 2016, três óbitos causados pela doença foram contabilizados.

Recomendações
A Secretaria de Saúde lembra a população em geral que a adoção de hábitos de higiene simples é fundamental para diminuir o adoecimento pelo vírus da gripe, como: lavar as mãos com água e sabão antes das refeições e após tossir ou espirrar; cobrir a boca ou nariz com lenço descartável ou o braço ao tossir ou espirar; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca; utilizar álcool gel quando não puder lavar as mãos e evitar contato próximo com pessoas que apresentam sintomas de gripe. Evite lugares fechados. Em escolas recomenda-se manter ambientes arejados e ventilados.