Início Saúde Morte por H1N1 é confirmada em Canela

Morte por H1N1 é confirmada em Canela

Continua depois da publicidade

Um caso de morte pelo vírus H1N1 foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Canela, após resultado do exame de um paciente feito pelo laboratório Lacen. Este é o primeiro caso registrado em Canela e a vítima estava internada há dias em tratamento mas não resistiu.
A Secretaria de Saúde orienta as pessoas que apresentarem sintomas como febre repentina e alta (acima de 38 graus), dores musculares, coriza e falta de apetite que procurem atendimento médico para iniciar o tratamento, independentemente da confirmação do tipo de vírus.

Gramado também teve caso
A Prefeitura de Gramado confirmou a primeira morte registrada em 2018 no Hospital Arcanjo São Miguel por H1N1. O óbito do paciente ocorreu no dia 5 de junho. O paciente deu entrada no Hospital São Miguel no dia 2 de junho, transferido do Hospital de Canela, cidade onde residia, o qual estava internado desde o dia 30 de maio.
“Em virtude deste caso, estamos tomando as atitudes de prevenção necessárias à saúde da nossa comunidade, como a liberação da vacinação contra a gripe a toda a população nos postos de saúde, que teve início no dia 6 de junho”, diz nota oficial.

No ano passado, nenhum caso de morte por H1N1 foi registrado em Gramado. Em 2016, três óbitos causados pela doença foram contabilizados.

Recomendações
A Secretaria de Saúde lembra a população em geral que a adoção de hábitos de higiene simples é fundamental para diminuir o adoecimento pelo vírus da gripe, como: lavar as mãos com água e sabão antes das refeições e após tossir ou espirrar; cobrir a boca ou nariz com lenço descartável ou o braço ao tossir ou espirar; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca; utilizar álcool gel quando não puder lavar as mãos e evitar contato próximo com pessoas que apresentam sintomas de gripe. Evite lugares fechados. Em escolas recomenda-se manter ambientes arejados e ventilados.