Canela,

14 de abril de 2024

Anuncie

Campanha de vacinação contra a poliomielite e tríplice viral acontece de 6 a 31 de agosto

Compartilhe:

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

De 6 a 31 de agosto, será realizada a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil e Tríplice Viral. Neste período será realizado a imunização do Sarampo/Rubéola/Caxumba e Poliomielite para todas as crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias, as crianças receberam duas gotas de reforço da polio que previne a Paralisia Infantil e também será revisado a carteira de vacina, se necessário será aplicado mais um reforço do Sarampo, o qual está dentro da Vacina Tríplice Viral ou Tetraviral, as quais hoje já são administradas nas crianças.
Em Canela, as vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde dos bairros Canelinha, Santa Marta, São Luiz, Leodoro de Azevedo e Centro Materno Infantil, das 07h15 às 12h e das 13h às 17h.
O Departamento Epidemiológico da Secretaria de Saúde informa que não acontecerá vacinação no interior, devido o registro da vacina ser obrigatório no Sistema de Registro de Vacinas do Ministério da Saúde que hoje é todo informatizado e deve acontecer concomitante à aplicação.
A enfermeira Magali Dell Valle Cavinato salienta que é obrigatório apresentação da carteira de vacinação para o público-alvo da campanha.

Dia D
No dia 18 de agosto – dia D todas as unidades (exceto Unidade Central) estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. A Unidade Móvel estará na praça para vacinação do público descrito na Campanha.
A participação da população elencada na campanha é de extrema importância, pois e com a vacinação que evitamos o retorno de doenças, e com isto ficamos imunizados. Esta estratégia busca a vacinação indiscriminada de toda a população elencada ou com esquemas de vacinação incompletos, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreviníveis” informa Magali Dell Valle Cavinato.

O Secretário de Saúde Jean Spall afirma que “é de extrema importância que todas as crianças dessa faixa etária que fazem parte do público alvo, sejam levadas pelos responsáveis a uma de nossas unidades de saúde, portando o cartão de vacinação, pois, mesmo aquelas que já tenham sido vacinadas anteriormente, precisam ter seu histórico de vacinação verificado e atualizado“, afirma.
Para o prefeito Constantino Orsolin, prevenção em saúde é uma das grandes preocupações de sua gestão. “Precisamos garantir que nossas crianças estejam protegidas do sarampo e polio, e a única maneira é a vacinação. Esperamos contar com adesão dos pais e responsáveis nessa campanha tão importante para a saúde de nossas crianças“, comentou.