Canela,

18 de abril de 2024

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Geral obtém suspensão da cobrança de multa da Prefeitura por paralisação na coleta de lixo

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A empresa Geral Transportes, que é responsável pela coleta e destinação dos resíduos sólidos urbanos de Canela, protagonizou mais uma batalha com a Prefeitura de Canela, desta vez no âmbito jurídico, obtendo decisão liminar (provisória, até ser analisada definitivamente) que derruba a cobrança de uma multa imposta pela Prefeitura de Canela devido à paralisação na coleta no mês de setembro.

Em que pese a vitória temporária na Justiça, a Geral não pretende paralisar a coleta em outubro, mesmo já tendo passado as 663 toneladas obrigadas em contrato.

Por outro lado, o contrato se encerra em dezembro próximo e a empresa já assinalou que não deve continuar realizando a coleta e destinação nos mesmos moldes do atual contrato de maneira emergencial.

A situação que está posta para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente é delicada. Aguardar o fim do contrato e arriscar ficar sem empresa para a coleta ou realizar o ajuste financeiro pedido pela Geral Transportes, o que vai contra o que pensa o secretário da pasta, Paulo Tomasini, que quando vereador entrou com uma denúncia junto ao Ministério Público afirmando que o valor pago por Canela por este serviço estava acima do valor de mercado.

Uma terceira situação está posta, também, ao final do contrato com a empresa atual, na qual uma nova licitação pode aumentar, ainda mais, os valores pagos atualmente, que é a afirmação da Geral Transportes.

A Prefeitura, por outro lado, acredita que este valor pode até baixar, dependendo de como seja feita a licitação.

Foto: Reprodução