Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Polícia Civil de Canela recupera mais de R$ 200 mil frutos de golpe na região

Compartilhe:

Entre os objetos, inclusive uma BMW

A Polícia Civil de Canela realizou importante operação policial na cidade de Caxias do Sul neste sábado (20). O objetivo da ação policial era recuperar veículos e objetos de alto valor obtidos por criminosos de vítimas canelenses através da internet. O golpe, segundo apurado pela Seção de Investigação de Canela, consiste em o criminoso encontrar uma vítima que esteja vendendo algo pela internet, geralmente em sites e aplicativos como OLX e Mercado Livre. Mostrando-se interessado em comprar o produto, o criminoso finge fazer o pagamento, geralmente encaminhando via aplicativo whatsapp um comprovante de transferência bancária (TED) falso ou realizando o pagamento em caixa eletrônico com cheque roubado ou envelopes vazios. A vítima, acreditando ter recebido o valor pela venda, faz a entrega do bem, ficando, no entanto, no prejuízo.


Na ação policial de sábado, a Polícia Civil de Canela, com apoio da Polícia Civil de Caxias do Sul (3ª DP e DEFREC), cumpriu mandado de busca e apreensão naquela cidade, sendo recuperados e apreendidos diversos veículos e produtos obtidos através de estelionatos praticados por criminosos através da internet. Foram recuperados veículos de corrida tipo “gaiola” e kart, sendo um de vítima canelense, e apreendidos veículos, inclusive uma BMW de luxo, e uma máquina de costura.


Durante as buscas, os policiais civis identificaram diversos criminosos pertencentes à organização especializada em golpes dessa natureza.
O Delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela, informou que se trata de importante operação policial, especialmente porque resultou na recuperação e apreensão de diversos bens, somando-se um valor aproximado de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). A autoridade policial destacou o comprometimento dos policiais civis, que estiveram em Caxias do Sul para a ação policial em um sábado, durante a folga, sendo excelentes os resultados obtidos, tanto pela recuperação dos bens, quanto pela identificação dos criminosos.


A Polícia Civil de Canela orienta que, ao anunciar qualquer coisa pela internet, o vendedor somente faça a entrega do produto após a confirmação do efetivo recebimento dos valores, esclarecendo que, para induzir as vítimas em erro, os criminosos fazem as transações fora do período de funcionamento dos bancos, seja à noite ou finais de semana, dificultando que sejam verificados os saldos de forma correta ou mantido contato com o gerente da conta bancária.

Fotos: Reprodução