Canela,

4 de maio de 2024

Anuncie

Preso acusado de fornecer e preparar os artefatos explosivos para assaltos a banco

Compartilhe:

Fotos: Reprodução – Furão foi preso em sua residência, no bairro Jardim das Fontes

A 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais – DEIC, desencadeou na manhã de quarta (8), a 1ª etapa da Operação Barreiros, que se relaciona a investigações sobre organização criminosa atuante em roubos a estabelecimentos bancários com emprego de explosivos e outros delitos conexos, no Estado do Rio Grande do Sul.
As investigações foram desencadeadas após arrombamento a caixa eletrônico da agência do Banrisul, com emprego de explosivos e arma de fogo.
Nas investigações, foram identificados outros integrantes da quadrilha, que não foram presos na época, que ainda cometiam outros delitos pela organização criminosa, entre eles José Oliveira, o vulgo Furão, de 50 anos, preso em Canela, visto que em sua posse foram encontradas munições de diversos calibres, além de tubos de pólvora.
Destaca-se que Furão fazia parte da quadrilha que atacou com explosivos a fábrica de joias em Cotiporã/RS, em 30/12/2012, onde alguns dos autores foram mortos em um confronto com a Brigada Militar e os demais integrantes foram presos durante as investigações, desenvolvidas pela 1ª DR DEIC, à época dos fatos. A suspeita justamente é a de que ele continuava fornecer e preparar os artefatos explosivos usados nas ações mais atuais.

A Polícia Civil de Canela informa que foram apreendidas ferramentas que podem ter origem criminosa, especialmente de furtos na região, razão pela qual eventuais vítimas podem comparecer à Delegacia de Polícia para reconhecimento e, se for o caso, restituição

As investigações e ações operacionais prosseguem, com a finalidade de se apurar a conduta de outros investigados. Outras pessoas foram presas em outras cidades e foram encaminhadas seguem ao sistema prisional.