Canela,

3 de maio de 2024

Anuncie

Luiz Antônio Alves: FESTAS DE FAMÍLIA

Compartilhe:

Atividades e eventos positivos fazem bem para o indivíduo e seu grupo social. E uma forma de abrir espaço para o convívio fraterno e de parceria sustentável é a organização das chamadas festas de família. Também são conhecidas como reunião familiar, encontro das origens ou raízes familiares.
Até a década de 1980 era pouco difundida a idéia de reunir parentes num dia especial. O tempo foi passando, e nos dias de hoje já são comuns as festas que reúnem famílias numerosas e que homenageiam ancestrais a partir de um casal determinado. Geralmente são envolvidos descendentes de três ou quatro gerações no máximo.
E existem vários níveis para distinguir ou definir o propósito e objetivo dos organizadores. A maioria escolhe um momento de lazer associado a uma gastronomia regional, dependendo do gosto e costume do grupo. Fotografias são importantes para guardar de lembrança e homenagens são feitas aos mais idosos e aos mais jovens. E o arquivo de documentos também faz parte de exposições em murais trabalhados até mesmo por crianças. Sorteio de brindes, discursos e, vez por outra, apresentações musicais e artísticas.
Depois de alguns anos de experiência, os organizadores solicitam antiguidades, utensílios que eram usados no lar, indumentária, ferramentas, livros e baús com fotos do vovô e da vovó. As novas tecnologias ajudam e contribuem para enriquecer os encontros. São apresentadas árvores genealógicas e sempre tem alguém para contar a história dos pioneiros de como chegaram à região, qual o seu trabalho e participação na vida comunitária. Também é costume a participação em uma missa ou culto, pois a religiosidade ainda está presente entre a maioria das pessoas.
A evolução e a dinâmica dos encontros dependem de muita gente, envolvimento de saudade e valorização de um patrimônio que deve ser guardado pelas novas gerações. E a preocupação dos mais velhos é justamente não perder a identidade, a união e o fortalecimento dos laços familiares. E são óbvias as múltiplas relações, já que vários sobrenomes distintos um do outro, e etnias com origem geográfica diversa envolvem sentimentos de aproximação à realidade brasileira pintada com a miscigenação presente em todas as regiões.
Sempre aparece uma novidade. A moda agora é preparar um documentário no qual são planejados roteiros com meses de antecedência. Filmagens em locais onde existe a presença da família, entrevistas, detalhes e marcas que identificam o grupo.
Afinal, nossa família é muito mais numerosa do que pensamos e a filosofia de vida escolhida determinará o entendimento sobre o significado profundo desses encontros. E a linha temporal reúne os mortos, os vivos e até mesmo aqueles que ainda nem nasceram. Nesta época de mudanças, a criatividade, a alegria e o otimismo começam em casa.
www.fuj.com.br