Canela,

21 de abril de 2024

Anuncie

Prefeitura terá que criar novas vagas para o primeiro ano do fundamental

Compartilhe:

Foto: Reprodução - A partir de 2019, todas as turmas de primeiro ano da rede municipal de ensino serão de turno integral

Aumento se deve à falta de atendimento do Governo do Estado, segundo SMEEL

A Prefeitura de Canela inciou o ano de 2019 com 358 alunos matriculados para o primeiro ano do ensino fundamental, nas escolas da rede municipal, são 15 turmas, com alunos oriundos da educação infantil municipal e também de pais que procuraram a SMEEL – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, durante o período de matrículas e garantiram vagas.
Ocorre que, durante este mês, surgiu outra realidade: pelo menos 55 crianças ainda não estão matriculadas para o primeiro ano e deverão ser acomodadas na rede municipal.
Segundo o secretário Municipal de Educação, Gilberto Tegner, esta demanda deveria ser atendida pelas escolas estaduais, mas não foi.
Hoje, a rede estadual tem 236 alunos matriculados no primeiro ano, em seis escolas. A Escola João Corrêa, neste ano, não abriu turma de primeiro ano. Além disso, segundo a SMEEL, existem vários alunos fora de zoneamento estudando nas escolas estaduais. Com isso, a Prefeitura tem, além de dar a vaga na escola municipal, providenciar transporte para estas crianças, o que aumenta os custos da educação.
Outro diferencial é que, a partir deste ano, todas as turmas de primeiro ano serão de turno integral.
Ninguém vai ficar sem vaga”, garantiu Gilberto, “mas é uma realidade que temos que melhorar, o ensino fundamental deve ser oferecido em parceria entre Estado e Município. Nós estamos fazendo nossa parte”.
A partir da próxima segunda, 14, pais de alunos que ficaram sem vaga para o primeiro ano devem procurar a SMEEL, na Rua Borges de Medeiros, para inscrição das crianças na rede municipal.
Maiores informações pelo telefone (54) 3282-5150.