Canela,

14 de maio de 2024

Anuncie

Prefeitura afirma não existir dengue em Gramado, após Coordenadoria dizer que a cidade tem condição de infestada

Compartilhe:

A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado notificou a Secretaria da Saúde de Gramado informando que o Município passou à condição de infestado por Aedes Aegypti em virtude de amostras em residência na Rua Iracema Muraru.

As amostras foram realizadas no dia 15 de março deste ano. A 5ª Coordenadoria recomenda nesse caso, que sejam feitas amostras em 100% dos imóveis da cidade. Segundo a notificação, Gramado possui aproximadamente 12.000 imóveis para serem amostrados. A Coordenadoria finaliza o documento dizendo que para prevenir uma possível epidemia de dengue exige o empenho de todas as esferas governamentais.

Prefeitura nega doença em Gramado

Em coletiva de imprensa, na tarde de hoje (20), o Secretário da Saúde de Gramado, Altemir João Teixeira (MDB) afirmou que “não existe a incidência da doença em Gramado”. João convocou a imprensa após a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado ter notificado a Secretaria informando que o Município passou à condição de infestado por Aedes Aegypti.

O secretário falou ainda que dentro da 5ª Coordenadoria existem 49 municípios, “e 17 estavam infectados, agora são 18” relatou. Segundo o médico Veterinário, César Brum, que também é Fiscal Sanitário, desde 2016 já existem focos, “mas não existe o vírus da dengue em Gramado”. Para o Dr. César, “estávamos vivendo uma questão de tempo para acontecer”, e voltou a afirmar que não temos a doença.

O foco do mosquito transmissor foi encontrado na Vila do Sol em Gramado. “Hoje estamos com 6 agentes de campo, e devemos passar para até 15”, comentou o médico.

Os representantes da Secretaria da Saúde solicitam encarecidamente que a população denuncie pelo fone (54) 3295-7100 ramal 4 quaisquer problemas que forem observados, e pedem para a população evitar o acúmulo de lixo ou água parada. O objetivo da equipe é em três dois meses atingir 100% das visitas às residências de Gramado e acabar com o problema.

O Diretor da Vigilância Sanitária, Sérgio Spannemberger (PDT), e o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Ronsoni (Progressistas), também acompanharam a coletiva de imprensa.

As informações são do jornalista Gerson Sorgetz.

Foto: Gerson Sorgetz