Canela,

21 de abril de 2024

Anuncie

Canela é considerada infestada por mosquito da dengue pela Saúde do RS

Compartilhe:

Areportagem da Folha de Canela obteve na tarde de hoje (22), a informação de que a cidade está sendo considerada infestada pelo mosquito Aedes Aegypt, há mais de 15 dias.

A vigilância ambiental da 5ª Coordenadoria de Saúde do Estado, sediada em Caxias do Sul, região da qual Canela faz parte, confirmou a infestação, porém sem informar quantos focos foram encontrados.

Extraoficialmente, nosso jornalismo apurou que se tratam de sete focos, sendo o ponto de partida uma garagem de grandes veículos próxima à entrada da cidade (ERS 235), no bairro São José. Outra garagem de grandes veículos, no centro da cidade, também seria local de foco do mosquito.

Segundo Patrício Revero, da Vigilância Ambiental da 5ª Coordenadoria de Saúde, são realizadas coletas periódicas, pelos profissionais do Município em locais considerados de risco. No caso de encontrarem larvas de mosquito, estas são encaminhadas à laboratório para se confirmar se são do mosquito Aedes Aegypt.

No caso de confirmação, esse ponto passa a ser tratado como um foco do mosquito e uma malha fina é feita num raio de 150 metros deste local. Ao se encontrar mais algum local com larvas do mosquito neste raio, a cidade é considerada infestada.

Apesar da infestação, nenhuma doença transmitida pelo mosquito foi constatada na cidade.

Sobre o Aedes Aegypt

A transmissão da dengue, da Febre Chikungunya e do vírus Zika ocorre pela picada de mosquito Aedes aegypti. Ele tem em média menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo.
O Aedes costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do mosquito.

Gramado infestada

A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado notificou a Secretaria da Saúde de Gramado informando que o Município passou à condição de infestado por Aedes Aegypti em virtude de amostras em residência na Rua Iracema Muraru.

As amostras foram realizadas no dia 15 de março deste ano. A 5ª Coordenadoria recomenda nesse caso, que sejam feitas amostras em 100% dos imóveis da cidade.

Em coletiva de imprensa, na tarde de hoje (20), o Secretário da Saúde de Gramado, Altemir João Teixeira (MDB) afirmou que “não existe a incidência da doença em Gramado”. João convocou a imprensa após a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado ter notificado a Secretaria informando que o Município passou à condição de infestado por Aedes Aegypti.

O secretário falou ainda que dentro da 5ª Coordenadoria existem 49 municípios, “e 17 estavam infectados, agora são 18” relatou. Segundo o médico Veterinário, César Brum, que também é Fiscal Sanitário, desde 2016 já existem focos, “mas não existe o vírus da dengue em Gramado”. Para o Dr. César, “estávamos vivendo uma questão de tempo para acontecer”, e voltou a afirmar que não temos a doença.