A Escola Municipal de Educação Fundamental João Alfredo Corrêa Pinto está comemorando 20 anos de atividades. Fundada em 1999, a Escola João Alfredo Corrêa Pinto atende hoje mais de 330 alunos, de 1º a 9º ano, e, à noite, também conta com a EJA (Educação de Jovens e Adultos), atendendo Sesi, Chacrão, Leodoro de Azevedo, Eugênio Ferreira, Vila do Cedro e Palace Hotel.
Situada na Rua Francisco Bertolucci, 65, nas proximidades do Parque do Sesi, ocupa uma ampla área cercada onde se avista, além do prédio principal, o ginásio de esportes em uma elevação do terreno. A escola orgulha-se por chamar a atenção, não apenas pelas instalações, que a todo momento recebem melhorias e reparos, mas pela diversidade das atividades desenvolvidas.
Satisfação em fazer parte desta história
É com grande honra e satisfação que a direção, professores e funcionários da escola Municipal de Ensino Fundamental João Alfredo Correa Pinto comemoram os 20 anos deste educandário em Canela.
Nestas duas décadas, o crescimento da João Alfredo pode ser notado, tanto pelas instalações, quanto pela evolução na qualidade das atividades educacionais desenvolvidas.
Hoje, a escola dispõe, além das salas de aula, de laboratório de ciências e de informática, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadras de esportes coberta (ginásio) e descoberta; a Biblioteca Luiz Antonio Assis Brasil, que passou por uma revitalização, está muito mais atrativa, colorida, dinâmica e de fácil acesso a todos. Suas dependências e vias são adequadas a alunos com mobilidade reduzida.
Recentemente, o ginásio recebeu arquibancadas para proporcionar maior conforto para quem assiste os jogos. Tornando-se um ambiente cada vez mais propício à prática esportiva.
Nosso Círculo de Pais e Mestres, sempre atuante, firmou-se nos últimos anos como um grande equipe de voluntários atuantes na arrecadação de fundos e no apoio às atividades extraclasse. Temos otimizado o emprego de recursos angariados, dando real valor ao investimento por aluno. Passamos a abrir portas, mais ultimamente, aos alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos, supervisionada pelo Sesi.
A Escola João Alfredo, enfim, é um orgulho, é um orgulho para a educação canelense e para todos os profissionais da educação que nela trabalham e trabalharam. E cada uma das diretoras que puderam coordená-la, como eu, atualmente, deram a sua contribuição para esse progresso e também merecem a nossa gratidão.
Viviane da Silva
Diretora da Escola
20 anos junto com a escola
O corpo funcional da escola tem cinco funcionárias que iniciaram as suas atividades no ano da inauguração. Ou seja, estão 20 anos junto com a João Alfredo:
O Que é Escola?
Escola é o local de ensinamentos; lugar onde aprende-se a conviver em sociedade e a respeitar e aceitar as diferenças que cada um tem.
A meu ver, a escola João Alfredo é um exemplo da harmonia que deve haver entre estudantes/professores/pais.
A escola não só torna-se exemplar pelo grande respeito que é aqui muito bem colocado em destaque, mas também por sempre manter o ambiente escolar em perfeita manutenção, por ouvir sempre as sugestões de todo o corpo docente, por incentivar os alunos, por apresentar uma das melhores estruturas educacionais do município.
“Essa escola é muito boa, a educação é ótima!”, é o que ouvimos em relação à mesma.
Concluindo, a escola me deu muitas oportunidades; várias amizades; muitos ensinamentos, que, certamente, levarei sempre em meu coração, nunca esquecendo cada valor aqui me apresentado.
Aluna Ana Carolina de Quadros Port, 9º ano
Escola!
Escola… O que falar sobre?
Prefiro dizer que a escola é como “a casa da vovó”, onde nos domingos, a família toda se encontra.
Todos os seus primos legais e suas tias chatas vem para um grande almoço e quando você chega pensa que vai ser só diversão, mas logo em seguida sua avó já te chama para arrumar a mesa, depois lavar a louça e depois….
Você pra não perder o costume, já começa a resmungar e quer ir pra casa, então você olha para o seu lado com desdém e vê, todos reunidos, uns colados lendo notícias do jornal de domingo, outros botando o papo em dia, conversando sobre coisas como política; e você ali, apenas olhando; agora com tranquilidade pensa consigo mesmo: “acho que vou ficar mais um pouquinho”.
E nesse “pouquinho” as horas passam e você nem percebe, e quando se dá conta, o dia já passou e você está voltando pra casa.
A escola, é mais ou menos assim. Todos os dias são como os grandes almoços de domingo, você sai animado, quer se divertir com seus primos, mas sua tia te põe lavar a louça.
Na escola criamos laços com os nossos amigos, tão fortes que os consideramos como nossos primos, já as queridas professoras por um lado fazem o papel das “tias chatas” e ao mesmo tempo são heroínas em quem devemos nos espelhar.
Todos nós algum dia já falamos: “eu não gosto da escola”, porém nenhum de nós consegue ficar sem um grande almoço de domingo.
Aluno Fillipi Weber Stange, 9º ano