Canela,

14 de maio de 2024

Anuncie

“Bota fora” combate Aedes aegypti na Vila do Sol neste sábado, 30

Compartilhe:

Marina Toniolo Foto: Carlos Borges

Ação intitulada ‘Bota-Fora Gramado’ pretende percorrer todos os imóveis comerciais e residenciais da Vila do Sol, na Várzea Grande, recolhendo materiais imprestáveis que possam acumular água e facilitar a proliferação do mosquito. Neste mês, cinco focos do mosquito já foram identificados na Vila do Sol. A Secretaria da Saúde e a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos disponibilizarão servidores e equipamentos de apoio. A força policial poderá ser requisitada em situações de resistência à ação pública. Saiba mais na entrevista como a médica Veterinária Marina Toniolo, coordenadora da Vigilância em Saúde de Gramado.

P – Qual é a finalidade específica da ação na Vila do Sol?

R – Disponibilizar serviço público para recolhimento de depósitos de móveis (e outros) que possam acumular água e que, por sua vez, não são necessários de serem mantidos nas residências e arredores. Será o momento de identificação e descarte pelos moradores.

P – Quem são os agentes públicos envolvidos?

R – É uma ação conjunta da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, envolvendo agentes de Combate a Endemias e agentes Comunitários de Saúde, médicos e auxiliares veterinários, fiscais sanitários, técnicos de enfermagem, estudantes de biologia e medicina Veterinária que compõem as equipes de Vigilância em Saúde e Atenção Básica – a Secretaria de Obras oferece equipamentos mecanizados, mão de obra e transporte. A Brigada Militar poderá intervir em situações de resistência à ação.

P – E quanto à participação dos moradores e dos comerciantes?

R – Fundamental e de extrema importância. Serão os atores principais nesta ação, identificando e descartando todo e qualquer depósito que acumule água em áreas comerciais e residenciais, conforme orientação dos agentes. A manutenção da limpeza e organização no pátio e residência é dever de cada morador e contribui para evitar a proliferação de pragas. Assim o ambiente saudável da família e da vizinhança é garantido.

P – Quantos focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados na Vila do Sol?

R – Mais um foco foi encontrado na Vila do Sol, totalizando cinco focos do mosquito Aedes aegypti no local. Os demais bairros e localidades do Município não registraram focos até o momento. Portanto, esta ação estratégica estará concentrada na Vila do Sol, objetivando conter a proliferação do mosquito de maneira que os focos sejam eliminados e não se espalhem. Contudo, outras localidades também serão contempladas por ações semelhantes como prevenção.

P – Quando vai ocorrer a ação na Vila do Sol?

R – A ação acontece no sábado, dia 30, das 8h às 13h, podendo ser estendida no término caso haja demanda.

P – Quem mais pode ajudar?

R – Em terrenos baldios e áreas de preservação com presença de lixo e entulhos, os agentes realizarão um mutirão para limpeza do local. Os moradores que desejarem participar e contribuir na ação serão bem-vindos.

P – Como contatar com a Vigilância em Saúde no dia a dia e no momento da ação na Vila do Sol?

R – A Vigilância em Saúde pode ser contatada pelo telefone 3295 7100, opção 4, em horário de expediente nos dias úteis. A Prefeitura ainda disponibiliza o Serviço Fala Cidadão (3286 2500) para denúncias, e o link www.gramado.rs.gov.br/fala-cidadao. Durante a ação, as pessoas podem procurar os agentes em serviço no local.