Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Comitê Caí quer analisar possível presença de agrotóxico na água do Rio Santa Cruz

Compartilhe:

Foto: Eduardo Saueressig - Reunião aconteceu na Câmara de Vereadores

O Comitê Caí, que participa do gerenciamento dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Caí, envolvendo 42 municípios, inclusive Canela, esteve reunido, na última quarta (27).
Metade do tempo da reunião foi usada para falar sobre os indícios de agrotóxicos na água do Rio Santa Cruz, nascente do Caí, e consequentemente sua presença na água de Canela e Gramado.
O comitê arquiteta um estudo em conjunto das diversas cidades, cada uma realizando análises das águas de sua cidade.
Segundo dito no encontro, o tipo de exame que está sendo realizado é muito superficial para ter certeza que a água e outros produtos de origem animal não contenham metais pesados, oriundos de substâncias que podem estar presentes na água.
Ainda, o Comitê deve oficiar a Corsan para que apresente as análises que tem sobre a qualidade da água.
Segundo o engenheiro agrônomo Amilcar de Moura, que representa Canela no comitê, “alegado o Princípio da Precaução, o Município de Canela está propondo realização de bateria de análises de água para o parâmetro Agrotóxicos (mais utilizados para soja, milho, batata-inglesa e hortigranjeiros) e parâmetro coliformes fecais também será analisado, a fim de poder afirmar a real condição da qualidade da água ofertada para Canela e Gramado”.
Após obter os resultados das amostragens, será decidida a forma de abordar a situação, onde, constatada a presença de pesticidas na água ofertada a Comunidade, será proposto no âmbito do Comitê Caí, que seja criada uma Zona Livre de Agrotóxicos, Adubos Químicos e Sementes Transgênicas na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Cruz-Caí.