Canela,

22 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

360 Graus por Francisco Rocha: Cerceamento de Imprensa

Compartilhe:

• Cerceamento da imprensa I

Quem está chegando agora e lê a notícia de que o STF censurou um veículo de comunicação para preservar a imagem de seu presidente, Dias Tófolli, pode até ficar abismado. “Como assim, censura?”, poderia bradar um desavisado.

Mas, na verdade, não é nenhuma novidade. Quem trabalha com jornalismo, principalmente quem atua nas editorias mais polêmicas, como política e polícia, que é o caso da Folha e deste colunista, já sentiu na pele alguma forma de censura, seja utilizando a justiça ou através de represálias.

Coragem é o que precisamos ter para vencer essas barreiras. As vezes o preço é alto, a perda financeira dos profissionais e das empresas são elevados, mas são ossos do ofício para quem não vende o editorial ou fica brincando de que tudo é feliz.

• Cerceamento da imprensa II

A imprensa, por diversas vezes, é fio condutor da informação que move a opinião pública a pressionar o poder público a tomar uma atitude, este é o nosso papel.

Vi diversas manifestações contra a censura, mas ainda será necessário que nossa sociedade evolua cada vez mais neste sentido. A Liberdade de Imprensa é um princípio inegociável, inviolável, gostem ou não os que estão do outro lado do balcão.

• Prazer, somos Folha

Por aqui, seguimos pautando e informando a comunidade regional. Não nos apegamos a rótulos, sabemos que nossa missão é levar a melhor informação, na mídia que o leitor desejar.

Somos papel, somos digital, somos local, somos regional, mas, acima de tudo, somos gratuitos.

Prazer, somos Folha!

#ébomlembrarqueojairsoueu

• Momento histórico

Mesmo para o canelense mais desavisado, fica difícil não perceber o momento que a cidade vive.

Apesar de problemas como a saúde e a falta de controle em algumas questões ambientais, Canela deu um salto no que diz respeito ao desenvolvimento.

A cidade que há algum tempo discutia os buracos das ruas, hoje se vê falando sobre assuntos como a instalação da Havan, a construção do Aeroporto das Hortênsias, construção de hidrelétricas e complexos de saúde.

Claro que precisamos encontrar um senso comum para todas estas questões, mas não há como dizer que não estamos em plena evolução.

Lidar com questões mais difíceis é natural quando se cresce e amadurece, é assim com a gente, não é diferente com a cidade.

Somos uma cidade turística e recebemos diversos novos moradores a cada ano, que pra cá se mudam em busca de uma melhor oportunidade de vida ou, após se aposentar, veem em Canela um lugar melhor para se viver. Mesmo assim, precisamos pensar no canelense, no que a maioria da população pensa.

É um caminho sem volta, Canela precisa crescer, não há como permanecer parada no tempo, mesmo que assim perca algumas características de cidade de interior.

• Exemplo simples

Quer um exemplo simples do que falei acima, um exemplo bem raso? Com a exploração da Floresta Nacional (antigo Ibama), de certo, destrava a utilização do cemitério do Ibama, trancado por uma “questão ambiental”.

A coisa é mais simples do que parece. Precisamos evoluir, precisamos andar para a frente.

• Sobre o pedido de cassação do vereador Jerônimo

Uma frase: que desperdício de tempo, não vai dar em nada isso.