Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

CURSO PREVENTIVO DE RECICLAGEM A DISTÂNCIA CHEGA AO RIO GRANDE DO SUL

Compartilhe:

Modalidade é uma oportunidade para os condutores profissionais, categorias C, D e E, que já atingiram entre 14 e 19 pontos, a evitar a suspensão da CNH

Segundo o Detran-RS, o número de processos de cassação do direito de dirigir abertos pelo órgão em 2018 cresceu 83% em relação ao ano anterior no Rio Grande do Sul. Foram 21,7 mil processos para motoristas flagrados dirigindo suspensos ou que foram reincidentes na mesma infração no prazo de 12 meses, contra 11,8 mil em 2017. Muitos são motoristas profissionais e, para evitar que eles tenham a CNH suspensa, o que os impediria de trabalhar, o Detran-RS liberou o curso Preventivo de Reciclagem a distância.

As empresas interessadas em oferecer o serviço devem ser homologadas pelo Departamento Nacional de Trânsito e credenciadas no Detran-RS. Além disso, devem seguir algumas regras, como fazer os testes junto ao órgão para a integração ao sistema, garantindo a segurança do fluxo das informações – um dos objetivos é a proteção de dados dos alunos. Uma das organizações recém-autorizadas pelo departamento é a Procondutor, empresa paulistana com 13 anos de atuação em educação digital.

Para dar agilidade aos condutores interessados, a Procondutor atua por meio dos CFCs. Além do curso preventivo de reciclagem, voltado a condutores profissionais, categorias C, D e E, que já atingiram entre 14 e 19 pontos, a empresa também oferece o curso de reciclagem de condutores infratores, para quem teve sua CNH suspensa ou cassada, cursos de capacitação e atualização dos especializados (transporte coletivo de passageiros, transporte de escolares, transporte de produtos perigosos, transporte de veículos de emergências e cargas indivisíveis) e cursos livres (Noções de primeiros socorros, Atualização de motoristas profissionais e Atualizações da Legislação). Todas as modalidades são no formato a distância (EAD).

“A reciclagem preventiva permite que o motorista profissional reavalie sua conduta no trânsito quando ele está com grande risco de ter a CNH suspensa ou até mesmo cassada, o que o impediria de trabalhar por um período mínimo de seis meses o que, no caso de motoristas profissionais que trabalham em empresas, poderia acarretar uma demissão. É uma oportunidade de ele reaprender e repensar suas atitudes ao volante, afirma a diretora de produtos da Procondutor, Claudia de Moraes. Ainda segundo ela, a plataforma de educação da Procondutor foi planejada para garantir a melhor experiência do aluno durante os cursos. Por isso, possui o conceito mobile first. “Hoje, os acessos em sua maioria são por meio do celular. Neste modelo de curso online (EAD), o aluno escolhe a hora de estudar e, por estar conectado à internet, a pesquisa online fi ca muito mais fácil”, afirma.

Além de todos os benefícios que o EAD oferece, o curso é regionalizado, ou seja, a Procondutor entende que a realidade do trânsito é diferente em cada estado, por isso trata de forma específica esses assuntos, para que o condutor se identifique com o conteúdo, se conscientize e mude o seu comportamento no trânsito. Outra vantagem está nos objetos de aprendizagem, com textos de fácil leitura e compreensão, além de vídeos, exercícios e infográficos que ilustram situações reais e simuladas no trânsito, tanto nos módulos, quanto para a prova final.