Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Governo do Estado pode entregar Caracol para a iniciativa privada? Secretário de Turismo RS estará hoje em Canela

Compartilhe:

Hoje (10), à noite, a equipe do competente secretário de Turismo de Canela, Angelo Sanches, realiza o lançamento do 32º Sonho de Natal de Canela, a partir das 19h, na Churrascaria Garfo & Bombacha. Autoridades, imprensa e trade turístico são esperados para o evento, mais uma presença será especial, a do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Ruy Irigaray.

Com certeza, Irigaray terá de responder às pergunta: o Governo do Estado pretende mesmo conceder o Parque do Caracol para a iniciativa privada? Se sim, quando e como isso vai acontecer? E mais: porque a comunidade canelense não foi consultada?

Não é novidade que o governador Eduardo Leite vê nas concessões e parcerias público-privadas a tábua de salvação de alguns sérios problemas financeiros do RS. Então, prepara uma lista de concessões, parcerias público-privadas (PPPs) e termos de cooperação para os próximos anos. A carteira de negócios está sendo elaborada a partir de um novo estudo da consultoria KPMG, contratada na administração passada, que inclui desde hidrovias e presídios até aeroportos regionais e parques estaduais.

Entre os parques com potencial turístico, são cogitados o Parque Estadual do Caracol, em Canela, o Parque Estadual da Guarita, em Torres, no Litoral Norte, e o zoo de Sapucaia do Sul. A publicação de uma notícia pelo portal de internet GauchaZH, no último domingo (7), colocou mais incertezas no processo do Parque do Caracol, dominando as falas dos vereadores na sessão da última segunda.

A Prefeitura de Canela administra o Parque do Caracol, principal fonte de receita dos eventos e ações de turismo da cidade. Neste ano, tentava antecipar a renovação do contrato com o Governo do Estado por mais 30 anos.

O Parque do Caracol, claro, chama a atenção de qualquer um, quem dirá de um Governo do Estado quebrado. Milagre não ter acontecido antes.

O que eu tenho certeza é de que o Sonho de Natal deste ano vai ser lindo e que o lançamento de hoje à noite será um sucesso. Mas não tenho certeza de que Irigaray terá uma resposta às perguntas acima. Mas isso só saberemos após às 19h.

Pelo sim, pelo não, hoje o secretário de Estado pode levar daqui uma amostra do que os canelenses pensam do assunto. Será?