Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

População da zona rural recebe vacina contra a febre amarela

Compartilhe:

Pessoas com mais de 60 anos também podem participar da ação, pois terão sua situação vacinal conferida

Foto: Márcio Cavalli – AÇÕES do PSE e da vacinação contra a febre amarela na Linha Chapadão, na quarta (10)

A população do meio rural começou a receber as vacinas contra a febre amarela. Mediante a realização do Censo Rural, a Secretaria Municipal de Saúde aderiu à Campanha Nacional de Atualização de Calendário Vacinal. O roteiro de aplicação das doses teve início no começo do mês.

Somente da Linha Chapadão, na tarde de quarta-feira (10), quase 30 pessoas foram vacinadas contra a febre amarela na Escola Santos Dumont, quando aconteceu mais uma etapa do programa Médico no Interior, uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE) em que são oportunizadas consultas nas localidades onde habitam os agricultores.

A Campanha Nacional de Atualização de Calendário Vacinal, que atua contra a febre amarela, acontecerá até o próximo dia 24, na abertura da 26ª Festa Colonial de Canela. O objetivo é imunizar desde bebês de 9 meses a adultos até 59 anos. Para jovens com até 15 anos de idade, a apresentação da carteira de vacinação é obrigatória, mas a Secretaria de Saúde pede que todos levem esse documento. Embora não integrem o público-alvo, pessoas com mais de 60 anos também podem participar da ação, pois terão sua situação vacinal conferida. Talvez nem todos precisarão ser vacinados.

VISÃO E FLÚOR

Na segunda-feira (8), também pelo PSE, a técnica de enfermagem Walkyria Prestes e o dentista Carlos Gabriel Pacheco dos Santos estiveram na Escola Santos Dumont. Enquanto ela realizou testes de visão nos estudantes de 1º ano, ele verificou a saúde bucal de estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Conforme o dentista, 21 dos 36 estudantes tiveram de ser orientados para tratamento dentário na rede pública de saúde. “Muitas pessoas usam água não encanada no Interior, que não recebe flúor, mas o problema é falta de melhor cuidado com os dentes”, diz Carlos Gabriel.

Cronograma de vacinação na zona rural da febre amarela