Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Carlos Simione será o amigo de café do Estúdio Lisi Berti em outubro

Compartilhe:

O Estúdio de Pesquisa Teatral Lisi Berti traz o renomado Carlos Simione para a última edição do “Amigo de Café do Estudio”, neste ano.

Carlos Simione ministrará a oficina “A Presença do Ator” nos dias 23, 24 e 25 de outubro na D’arte Espaço Multicultural, quando abordará diversos elementos que compõem o treinamento do ator, por meio da voz, da energia, da ação, da utilização de objetos, da mimésis corpórea, da utilização cômica do corpo, dentre outras.

O ator, pesquisador e diretor, abordará também suas pesquisas desenvolvidas no Lume: a presença do ator, emanação de energia, a construção do corpo interior, e a estrutura física da voz. A presença diz respeito a algo íntimo, uma pulsação que transpassa e percorre toda a ação cênica. Neste curso será trabalhada a dilatação do corpo, a expansão da energia no espaço, o campo magnético, a transformação do peso do corpo em energia, a ação energética e a construção da presença cênica como princípios da dança pessoal, elementos técnicos desenvolvidos Lume durante décadas de pesquisa teatral.

O artista ainda fará a demonstração técnica: “Prisão para a Liberdade” no dia 26, na Sala Araucária do Grande Hotel Canela, na qual abordará a sua própria trajetória junto do Lume e revelará que a técnica pode ser tanto uma prisão quanto um trampolim para o ator. Falará sobre o percurso desde a fundação do Lume, em 1985, seu encontro com os mestres de teatro, as técnicas desenvolvidas junto do grupo, como o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço, além do treinamento vocal e elaboração de personagens e, construção de cenas. Prisão para a Liberdade foi apresentado no Brasil, Estados Unidos da América, Itália, Dinamarca, Bélgica, Costa Rica, Colômbia e Portugal.

Desde 1989 é ator do Grupo Internacional “Vindenes Bro”- “Ponte dos Ventos”, na Dinamarca, onde desenvolve técnicas de treinamentos para o ator  e atua nos espetáculos” Ur-Nat”  e “The Voices of The Windows”, sob orientação e direção da atriz e diretora Iben Nagel Rasmussen – Odin Teatret. É fundador e coordenador do Patuanú- Núcleo de Pesquisa em Dança de Ator, grupo itinerante de pesquisa, com atores e dançarinos de diversos estados brasileiros.

Em 2007 recebeu o prêmio “International Next Generation Fellowship Program” –  TCG –  Theatre Communicatios Group –New York, NY.