Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

1º Feira Literária do Ensino Fundamental da Escola Luiza Corrêa

Compartilhe:

Fotos: Reprodução

Pais, alunos e professores interagiram com o material produzido na feira

Na última segunda (9), alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiza Corrêa, participaram da primeira Feira Literária da escola, o projeto foi desenvolvido pela professora da disciplina de Língua Portuguesa, Antônia Fernandes, e professoras das linguagens, bem como professoras das séries iniciais. Participaram alunos do 1º ao 9º ano.

Neste dia aconteceram apresentações de música, poemas, teatro de fantoche, histórias em quadrinhos, xilogravuras, poesia de cordel, entre outros trabalhos culturais. Exposições e oficinas também fizeram parte dos trabalhos acerca de uma rica literatura brasileira e a busca por um mundo melhor por meio da arte e literatura.

Os familiares, e a comunidade escolar, puderam acompanhar no palco da escola as apresentações culturais. Os alunos de 5º ano apresentaram teatro de fantoches com a história da “Chapeuzinho Vermelho”. Uma paródia da música “Tijolinho por Tijolinho” foi feita pelos alunos do 6º ano. Poesia de cordel pelos alunos do 7º ano. Já os alunos do 8º ano, das turmas A e B declamaram poesias dos autores, Mário Quintana e Carlos Dummont de Andrade, enquanto os alunos do 9º ano declamaram poesias de Vinícius de Moraes e Manoel Bandeira.

Após as apresentações culturais, nas salas de aula, os familiares também puderam conferir os trabalhos expostos, como o “Varal de Poesias”, cartazes com textos, ilustrações e autores trabalhados, a literatura de cordel, os instrumentos musicais confeccionados durante as aulas com materiais reciclados (violão, pandeiro, microfone), participar de oficinas de xilogravuras, músicas nordestinas e a poesia trabalhada em versos, valorizando a esperança na sua temática e muito mais.

Todo um contexto literário explorado com bastante significância para o ensino e aprendizado na capacidade das crianças e adolescentes de produção, sob uma orientação escolar sempre aberta a novos pensamentos e visões de mundo para uma forma mais humana e social.

A Feira Literária teve a intenção de mostrar como a educação e o ensino podem explorar a consciência cultural com criatividade, para expor elementos como a vida, a escola e a família, tendo a importância em cultivar valores como a solidariedade, humanidade a fraternidade e o amor.

Nós alunos, nos sentimos motivados a colorir o nosso conteúdo exposto na Feira, valorizando o contexto cultural amplo e literário. Sempre com a importância em abordar temas que instiguem a consciência social como busca de uma sociedade mais justa. Trazendo a família para a escola, para tanto conferir o resultado desse aprendizado como também continuar a sua participação lembrada na Semana da Família na Escola, para que assim, todos continuem a aprender juntos”.

*Texto produzido pelas alunas Natalia Rossa da Silva e Natiele Cardoso Rodrigues Pereira