Início Gramado Aeroporto regional na Vila Oliva em discussão na Prefeitura de Gramado

Aeroporto regional na Vila Oliva em discussão na Prefeitura de Gramado

Continua depois da publicidade

Em reunião na manhã de segunda-feira (07), no auditório da Prefeitura, lideranças políticas como o prefeito Fedoca Bertolucci, o senador Luiz Carlos Heinze, o secretário de Planejamento de Caxias do Sul, Fernando Mandadori, e Rodrigo Postiglione, da diretoria de Política Urbana e Infraestrutura da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul discutiram questões relacionadas à localização de uma aeroporto de atendimento regional.

Na abertura, o prefeito Bertolucci disse que Gramado sediava com curiosidade o evento, para conhecer o projeto na área da aviação civil comercial a ser apresentado.

– Não temos preferência por nenhuma cidade. Gramado quer um acesso rápido aqui para nossa cidade, de modo que a gente não sofra essas misérias típicas do trânsito de Porto Alegre para Gramado – resumiu.

Já o senador Heinze explicou que a discussão com as cidades de Caxias do Sul, Gramado e Canela, em torno do aeroporto regional, vinha de 2010 (governo Dilma, PT) e que Vila Oliva (Caxias) havia vingado.

– Temos R$ 196 milhões previstos no orçamento. Precisamos empenhar R$ 1 milhão até novembro, dezembro, para fazer o projeto definitivo. O projeto não é definitivo, tem é estudo realizado – disse.

O senador também revelou que, em contato com o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, abordou questões como a construção da estrada ligando Caxias à Vila Oliva, e que tem mantido contato com proprietários de terras na região, tratando de eventuais desapropriações.

Outros pontos citados no encontro foram a respeito da estrada de ligação no território de Gramado (Gramado à Vila Oliva), opção por novos trajetos e construção de uma ponte de 800 metros de extensão com 200 metros de altura na parte gramadense.

Foto: Carlos Borges