Em reunião na manhã de segunda-feira (07), no auditório da Prefeitura, lideranças políticas como o prefeito Fedoca Bertolucci, o senador Luiz Carlos Heinze, o secretário de Planejamento de Caxias do Sul, Fernando Mandadori, e Rodrigo Postiglione, da diretoria de Política Urbana e Infraestrutura da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul discutiram questões relacionadas à localização de uma aeroporto de atendimento regional.
Na abertura, o prefeito Bertolucci disse que Gramado sediava com curiosidade o evento, para conhecer o projeto na área da aviação civil comercial a ser apresentado.
– Não temos preferência por nenhuma cidade. Gramado quer um acesso rápido aqui para nossa cidade, de modo que a gente não sofra essas misérias típicas do trânsito de Porto Alegre para Gramado – resumiu.
Já o senador Heinze explicou que a discussão com as cidades de Caxias do Sul, Gramado e Canela, em torno do aeroporto regional, vinha de 2010 (governo Dilma, PT) e que Vila Oliva (Caxias) havia vingado.
– Temos R$ 196 milhões previstos no orçamento. Precisamos empenhar R$ 1 milhão até novembro, dezembro, para fazer o projeto definitivo. O projeto não é definitivo, tem é estudo realizado – disse.
O senador também revelou que, em contato com o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, abordou questões como a construção da estrada ligando Caxias à Vila Oliva, e que tem mantido contato com proprietários de terras na região, tratando de eventuais desapropriações.
Outros pontos citados no encontro foram a respeito da estrada de ligação no território de Gramado (Gramado à Vila Oliva), opção por novos trajetos e construção de uma ponte de 800 metros de extensão com 200 metros de altura na parte gramadense.
Foto: Carlos Borges