Início 360 Graus 360 Graus por Francisco Rocha • Atacar desqualificando

360 Graus por Francisco Rocha • Atacar desqualificando

Continua depois da publicidade

Edição prejudicada

A redação da Folha de Canela, assim como diversas residências e estabelecimentos comerciais, teve suas atividades atrapalhadas pelas condições climáticas. Não foram muitos os estragos, apenas pequenos contratempos que nos impediram de trazer uma edição com mais conteúdo exclusivo para os leitores.

Porém, cumprimos nosso compromisso de, mesmo com a distribuição gratuita e sem compromissos com assinantes, fazer a edição impressa semanal na sexta-feira.

Atacar desqualificando

Na última semana, trouxemos uma reportagem exclusiva sobre possíveis irregularidades cometidas pela Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Andresa da Conceição, a Mana.

Fiz questão de publicar apenas a matéria, não trazendo nenhuma opinião em minha coluna. Para minha surpresa, familiares da secretária foram às redes sociais atacar a Folha de Canela.

Confesso que não dormi direito por uma semana… Opa, “péra”… Dormi sim!

Desde seu primeiro ano, a Folha de Canela trabalha forte na editoria policial, com reportagens investigativas e cobertura instantânea.

Atacar a imprensa, tentando desqualificar quem traz informação é uma velha tática deste país, repetida aqui na cidade.

Antes mesmo de algumas pessoas que nos atacam nascerem, ou de outras saberem o endereço da Prefeitura, eu já era funcionário público concursado e trabalhava com comunicação.

Tenho mais de 20 anos de profissão e nunca perdi um processo por danos morais. A Folha de Canela, também nunca perdeu.

Somos o veículo impresso com mais abrangência de público em Canela, com 2000 exemplares impressos distribuídos gratuitamente, não sobra um. Mais de 3500 pessoas que recebem nossa edição virtal às sextas-feiras.

Se for falar em internet, somos a maior audiência da região.

Não estamos aqui brincando, pagamos um alto preço por nossas posições e pela coragem editorial, tivemos nossa redação invadida em períodos esquisitos e outras tentativas de arrombamento também em períodos esquisitos, sabemos que a maioria dos partidos políticos não gostam da nossa forma de trabalhar.

Mas a comunidade canelense e da região sabe que a Folha é um veículo corajoso e por isso crescemos ano a ano. Mudamos a maneira de fazer jornal por aqui!

Nascemos com as pessoas tentando nos desqualificar e seguimos assim nos nossos mais de sete anos de intensa atividade jornalística, mas nunca nos omitimos de dar a informação ou dialogar com a comunidade.

Por fim, dormimos muito bem com isso e nos sentimos renovados, com vontade de fazer mais. E vamos fazer!

Alagamentos: o ser humano deve ser a prioridade

Antes de mais nada, quero registrar que a Folha/Portal da Folha é o veículo da região que mais abre espaço editorial para ações de preservação ambiental ou combate a crimes ambientais. Dito isso, preciso falar que o ser humano deve ser a nossa prioridade.

Agora vamos ao ponto, tem uma família que mora na Rua Batista Luzardo, ao lado do canal de esgoto que desce do lado do Palace Hotel.

No último final de semana, a família ficou ilhada, teve mais uma vez sua propriedade invadida por uma água fétida e poluída.

As imagens são fortes. Mostram bem com o que essa família convive há anos. Para registro, não é de hoje que pedem ajuda ao poder público. A própria Folha já registrou isso anteriormente.

A situação é desumana e precisa de uma ação rápida no local.

Eu quero aqui fazer um apelo ao secretário de Obras, o Ratinho, ao secretário de Meio Ambiente, Jackson Müller, e ao prefeito Constantino.

Senhores, não se omitam a isto por uma questão ambiental. Coloquem a mão firmemente nisto, pra ontem.

Não é necessário ser engenheiro para concluir que é urgente o alargamento das pontes das ruas Batista Luzardo e posteriores, no sentido à Vila Boeira. O ideal seria começar aqui na Sete de Setembro, chegando lá na Batista Luzardo, e isso tem que ser feito antes dos asfaltamentos.

Após isso, canalizar e tapar este córrego de esgoto. É uma questão de saúde pública!

Este córrego já foi um arroio, limpo e cheio de vida. Eu conheci, pesquei nele. O crescimento da cidade o transformou em um esgotão. Manter isso aberto é um absurdo.

Aeroporto

Pela primeira vez, desde que acompanho a pauta do aeroporto de Canela (desde 1998), acredito que estamos em vantagem à Vila Oliva e que nosso novo equipamento turístico vai sair do papel.

Fica aqui o registro do importante trabalho realizado pelo prefeito Constantino, do subsecretário Germano Junges e do ex-secretário Paulo Tomasini.

O Aeroporto das Hortênsias e a Rota Panorâmica são as obras mais importantes para a nossa região.

Tomasini fora

O ex-secretário Paulo Nestor Tomasini (PSDB) entrou em contato com este colunista para informar que não integra mais o quadro de secretários municipais, mesmo tendo a justiça autorizado sua volta ao cargo.

Segundo ele, por decisão pessoal, vai se afastar momentaneamente da política. “Fica meu reconhecimento ao prefeito e o desejo de sucesso ao trabalho que vem sendo feito. Gostaria de ter continuado e concluído este processo, mas faço parte desta história e por uma série de motivos optei por me afastar”, afirmou.

Sonho de Natal

Fica aqui um retumbante “aí que me refiro” para a decoração do Sonho de Natal. A cidade está linda e tenho certeza que teremos um grande evento este ano. Foi uma grande sacada o projeto Árvores do Sonho e nós da Folha ficamos felizes em ter participado.