Estado quer privatizar o serviço da Corsan, inclusive na Região das Hortênsias
Considerado um sucesso, o leilão realizado nesta sexta-feira (29) para escolher o vencedor da Parceria Público-Privada (PPP) do saneamento na Região Metropolitana — a maior da história do Estado — anima o governo de Eduardo Leite a ampliar o sistema para outras cinco regiões.
Segundo a colunista Rosane Oliveira, do Portal GauchaZH,
Agora, a ideia é formular outras PPPs ou subconcessões dos serviços de coleta e tratamento de esgoto da Corsan para as regiões de Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Hortênsias e da Serra.
O que este jornalista que vos escreve não entende é, como pretende o Governo do Estado enfiar goela abaixo das cidades a privatização destes serviços, uma vez que eles são de prerrogativa dos municípios.
Se o caso é de privatização, vai ter prefeito tomando de volta o serviço e privatizando direto, trazendo estes recursos para os cofres do município.
Aqui, pela nossa querida Canela, a Corsan dá lucro, nenhum retorno e presta um serviço de péssima qualidade, no que diz respeito ao Saneamento básico, vale lembrar.
Aceitar uma proposta regional, por uma grande empresa, pode implicar na monopolização do serviço e a atenção ser dividida entre diversas cidades.
Acredito que Canela terá que ver bem de perto esta situação.