Canela,

18 de abril de 2024

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Nova empresa inicia coleta de lixo, ainda com problemas, em Canela

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Prefeitura acredita que hoje a coleta deva estar regularizada

Uma nova empresa iniciou o serviço de coleta de lixo em Canela, na última terça (3). Segundo o secretário de Meio Ambiente, Jackson Mulher, a Empresa Serra e Mar Transportes está disponibilizando cinco caminhões, que estão rodando a cidade, em um contrato emergencial.

Neste primeiro momento, estão sendo mantidos os mesmos dias e horários da coleta que vinham sendo realizados pela geral Transportes.

O processo já indica redução de custos na coleta de lixo, porém, o acúmulo de sacos pelas ruas e lixeiras tem incomodado a população e gerando diversas reclamações.

Foto: Reprodução – Cidade amanheceu com muito lixo acumulado na segunda (2)

Contrato emergencial

A nova empresa assume a coleta em contrato emergencial, uma vez que o contrato com a Geral Transportes encerrou e uma nova licitação para este serviço está sendo realizada, porém, há diversos participantes que entraram com recurso administrativo, questionando pontos da concorrência pública, sendo a Geral Transportes uma delas.

Desta maneira, a concorrência está suspensa para a análise dos pedidos de impugnação.

Até o final desta licitação e ser declarada a empresa vencedora, a coleta de lixo segue em contrato emergencial.

Problemas no recolhimento

Como a cidade passou pelo quatro dias sem o recolhimento, o lixo se acumulou nas ruas e lixeiras. Além disto, a nova empresa ainda está se adaptando ao recolhimento em Canela, o que vem causando problemas e atrasos neste serviço.

Segundo Jackson Muller, havia muito acúmulo de lixo, deixado ainda pela empresa Geral. “Hoje estamos recolhendo 55 toneladas por dia, esperamos que até sexta-feira o processo esteja regularizado”, afirmou.

Redução nos custos do lixo

Ainda, segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, o biológo Jackson Müller, os valores do contrato emergencial são de R$ 375.650,01. O destino final será por conta da Prefeitura, com um valor de R$ 106,00 a tonelada disposta em São Leopoldo. A Geral recebia R$ 471.264,44 por mês.

A Geral Transportes nos informava que transportava 1.000 toneladas por mês. Hoje (02), iniciamos a pesagem e nossa estimativa é que este número baixe para 850 toneladas de lixo transportado por mês”, afirma Müller.

Os custos, com isso, devem reduzir, segundo Jackson Müller, e ainda com implementos de serviço, como a coleta de resíduos verdes, que até então não era realizada.

Outra ação proposta pela Prefeitura é triagem e reciclagem, que devem reduzir os custos de disposição final, que será contratado diretamente pela prefeitura, evitando impostos sobre notas. “A economia será de R$ 120 mil por ano, só com esse procedimento”, explica Jackson. “Os serviços emergenciais estão saindo mais baratos, mesmo seis anos depois da licitação com a empresa anterior”.