Prefeitura diz que munícipes devem oficializar a reclamação
Não são raras as reclamações dos serviços prestados pela Citral, que realiza a linha intermunicipal entre Canela e Gramado, o famoso Circular, que tem trajeto entre o Saiqui e Gramado.
As principais queixas são a falta de cumprimento dos horários divulgados e a superlotação dos ônibus, bem como o não reconhecimento da passagem gratuita para idosos.
Nesta semana, um fato diferente foi relatado à nossa redação. Uma moradora do Saiqui nos procurou informando que foi orientada a esperar o ônibus de reforço, que sairia alguns minutos depois, da rodoviária de Gramado. Ela trocou sua passagem e aguardou o transporte, embarcando às 16h10min.
Para sua surpresa, o ônibus que tinha a placa “Circular” encerrou o roteiro na rótula do Distrito Industrial, próximo à Corsan. Ele foi informada, apenas na última parada, que o transporte não ia até o Saiqui, tendo que descer, em companhia de outros quatro passageiros.
Outra situação que atrapalha quem depende deste transporte para trabalhar e mora no Saiqui ou Jardim das Fontes é que a empresa não obedece os horários divulgado. Segundo a leitora, é comum o ônibus ficar parado no Saiqui, por mais de 10 minutos após o horário divulgado para a partida, esperando mais passageiros.
“Acredito que para fazer valer a pena a viagem”, disse ela. “Eu uso ônibus todo o dia, necessito desta condução para chegar ao trabalho e acabo me atrasando por isso, é um desrespeito”, finalizou.
Usuários do transporte devem registrar a reclamação
Como já sabemos, o transporte rodoviário de passageiros é um serviço essencial para toda a população, por isso, ele deve ser oferecido seguindo uma série de normas e leis que fazem com que o serviço seja prestado com maior eficiência, agilidade e segurança ao cidadão.
Vale dizer ainda que um serviço de transporte que não esteja em conformidade com as leis e obrigações contratuais, além de não se encaixar em um modelo eficiente de mobilidade urbana, é ilegal. Assim, é necessária uma fiscalização rigorosa e eficiente de todos os processos.
No caso do ônibus Circular, que faz a linha Canela – Gramado, por se tratar de transporte intermunicipal, a competência da fiscalização é do Daer, mas, há um porém.
O secretário Municipal de Meio Ambiente e Planejamento de Canela, Jackson Muller, diz que apesar de ser um serviço intermunicipal, ele acontece em Canela e com a aprovação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, a Citral também vai ter que se organizar de acordo com as regras.
“É importante que aqueles usuários que tiveram problemas venham manifestar a reclamação aqui conosco, na Prefeitura”, afirmou o secretário.