Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

11 mil alunos voltam às aulas em Canela, na próxima semana

Compartilhe:

Foto: Divulgação - Professores da rede municipal no seminário de abertura de ano letivo

Exceção são escolas estaduais que participaram das greves em 2019

Canela se prepara para voltar à escola. Mais de 11 mil alunos das redes estaduais, municipais e particulares, conforme estimativa da Secretaria Municipal de Educação, estarão em sala de aula na próxima semana. Somente na rede municipal de ensino, reunindo fundamental e infantil, são 5.017 matriculados.

Rede Municipal

Na última quinta (13), a Secretaria Municipal de Educação realizou a segunda parte de seu seminário de início de ano letivo, para profissionais do ensino fundamental, com a participação de 250 profissionais desfrutaram de palestras diversas nas dependências do Campus da UCS.

Os seminários de abertura do ano letivo contemplaram diversos assuntos, tanto de cunho pedagógico quanto do interesse do próprio servidor, pois são 600 colaboradores e precisamos integrar as políticas de educação e de gestão”, disse o secretário de Educação, Gilberto Tegner.

As aulas da rede municipal de ensino, para o ensino fundamental e parte da educação infantil iniciam na próxima segunda (17).

Rede estadual

O ano letivo será de muitas novidades nas escolas da rede pública estadual no Rio Grande do Sul, com mudanças para os alunos de todas as idades, além de pais, professores e demais funcionários. A partir de terça-feira (18), quando a maior parte das instituições volta às aulas – algumas, por conta da greve de docentes no ano passado, ainda estão ou acabaram de sair do ano letivo de 2019 –, haverá uma forma unificada de avaliação, o incentivo ao uso do diário de classe eletrônico, crianças de cinco anos matriculadas no Ensino Fundamental e horas-aula padronizadas em 60 minutos.

A Escola Neusa Mari Pacheco, a maior da cidade, retorna no dia 27, em razão de ter participado da greve. Para o diretor Márcio Boelter, o diário eletrônico “é boa ideia, não podemos fugir das novas tecnologias e inovações. Porém, antes do Estado criar esse aplicativo, deveria se preocupar em oferecer um salário digno aos seus professores e funcionários e melhorar a estrutura das escolas, incluindo uma internet de qualidade para uso do próprio aplicativo, entre outros fatores”.

A Escola Neusa Mari Pacheco tem cerca de 1000 alunos no diurno, em turno integral, com as aulas, a partir deste ano, das 8h às 17h. Contando com os alunos do turno da noite, o educandário deve ultrapassar o número de 1200 alunos.

Foto: Reprodução – O secretário Estadual de Esportes, João Derli, com o diretor Márcio Boelter, conferindo a piscina olímpica

O secretário Estadual de Esportes, João Derli, com o diretor Márcio Boelter, conferindo a piscina olímpica

Rede particular

A rede particular também volta na próxima semana. O Colégio Marista Maria Imaculada tem início das aulas previsto para terça (18) e a Coopec para a quarta (19).