Canela,

29 de março de 2024

Anuncie

Grupo Força Tarefa realiza operação humanitária na região Noroeste do estado

Compartilhe:

Voluntários de Gramado e Canela auxiliaram no combate ao coronavírus em oito municípios

Durante 13 dias, o Grupo Força Tarefa Serra Gaúcha atravessou o Estado e prestou auxílio à região Noroeste do RS no combate ao novo coronavírus. A ação humanitária, que começou no dia 13 de abril e seguiu até o último sábado (25) passou por oito municípios: Santa Rosa, Santo Ângelo, Porto Mauá, Tuparendi, Porto Lucena, Santo Cristo, São Miguel das Missões e São Paulo das Missões. O objetivo foi auxiliar os moradores destas cidades com ações de prevenção, orientação e sanitização de ambientes e pontos públicos. “Voltamos para Gramado e Canela com sensação de dever cumprido e objetivo alcançado”, avalia o presidente da entidade, Jorge Moreira.

O convite inicial para a operação partiu da Defesa Civil de Santa Rosa, cidade que tem seis casos da Covid-19 confirmados. Ao ganhar repercussão na mídia local e estadual, outros municípios próximos solicitaram ajuda do grupo. Um dos momentos mais significantes da ação foi o auxílio prestado em uma área indígena das Missões. “Vimos nos veículos locais que estavam passando necessidades, então ajudamos a destinar a eles cestas básicas, produtos de limpeza e higiene, foi um momento de muita emoção”, relata Moreira, que destacou a receptividade da região com os seis voluntários participantes da missão. “Postos de combustíveis, hotéis e empresas ajudaram a nos manter nestes 13 dias, o reconhecimento foi fantástico”, descreve.

Cinco anos de atividades

Na segunda-feira (27), o Grupo Força Tarefa Serra Gaúcha completou cinco anos de atividades. “Agradecemos de coração a todos que foram importantes nesta trajetória que já ajudou muita gente em diversos municípios, empresários, voluntários e pessoas que colaboraram para a gente chegar até aqui. A Força Tarefa está crescendo e queremos agradecer a todos por contribuir para chegar neste momento especial”, conclui o presidente. O grupo teve sua primeira missão humanitária em 2015, em um tornado que atingiu a cidade de Xanxerê, em Santa Catarina.