Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Será a ignorância uma benção ou uma maldição?

Compartilhe:

Muito tem se falado em Liberdade de Imprensa e ataques à imprensa, nos últimos tempos. No último dia 3, por exemplo, foi o Dia Mundial da Liberdade de imprensa.

Antes de começar meu raciocínio, quero deixar este ranking da Liberdade de Imprensa 2020 para os leitores.

Os 10 mais livres

1) Noruega

2) Finlândia

3) Dinamarca

4) Suécia

5) Holanda

6) Jamaica

7) Costa Rica

8) Suíça

9) Nova Zelândia

10) Portugal

Os 10 menos livres

180) Coreia do Norte

179) Turcomenistão

178) Eritreia

177) China

176) Djibuti

175) Vietnã

174) Síria

173) Irã

172) Laos

171) Cuba

O Brasil ocupa a posição 107 no ranking da Repórteres Sem Fronteiras, à frente de Mali, Kuwait e Guiné e atrás de Angola, Montenegro e Moçambique.

Fica claro que os países onde a imprensa tem mais liberdade são países com abertura econômica, capitalistas e desenvolvidos. O contrário, aonde sofre mais perseguição, são países com regimes fechados, muitos socialistas.

Fica a pergunta, inclusive aos colegas da imprensa que adoram “esquerdear”: Em quais países vocês gostariam de morar/trabalhar? Os da primeira ou os da segunda lista?

Divulgação de dados

Ir contra as ações do Governo, hoje em dia, é quase como ser acusado de assassinato. O governador Eduardo Leite chamou uma entrevistadora de ignorante, esses dias.

Por mais que o governador tenha razão em alguns pontos, não dá para ignorar (de ignorância), que o Governo não está tendo capacidade de resposta para situação econômica.

Não dá para ignorar que a Secretaria de Saúde demora para atualizar os dados da Pandemia.

Não dá para ignorar uma série de fatores. Assim como não dá para colocar a mão no fogo pelos dados oficiais do Governo.

Minha obrigação é de divulgar estes dados. A do Governo é de atualizar e ser transparente.

Pergunto a você leitor, confia cegamente nos dados da pandemia divulgado pelas autoridades?

Como disse Dante Belfort, a “ignorância é uma dádivatalvez seja mais saudável viver no mundo das ilusões e…  mundo das ilusões e futilidades cotidianasnão tendo acesso a reflexões profundasmas fazer o que, é inerente ao ser caminhar ao desejoinfelizmente eu gosto da realidadetristelibertadora e odiável realidade pela qual me apaixonei”.

Eu também sou apaixonado pela realidade e por isso não posso ignorar (de ignorância), o colapso econômico, a inércia dos governos e a, infelizmente, falta de confiabilidade dos dados da pandemia de coronavírus no Brasil.