Início Canela Canela tem Série de Lives na Semana do Meio Ambiente

Canela tem Série de Lives na Semana do Meio Ambiente

Continua depois da publicidade

Celebrado de maneira diferente por causa das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19, a programação XXIII Semana do Meio Ambiente de Canela iniciou na segunda-feira (1º) e segue até amanhã (5).

Com lives diárias por meio do facebook da Prefeitura de Canela (www.facebook.com/prefeituradecanela/), acontecem debates com gestores públicos e convidados com temas como sustentabilidade, educação ambiental e preservação.

Na abertura da semana o prefeito Constantino Orsolin e secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, Biól. Dr. Jackson Müller destacam a importância do evento que tem com o tema  “desenvolvimento & sustentabilidade: desafios do século XXI”
O biólogo Marcelo Menezes,  mestrando da UERGS de São Francisco de Paula falou na live de segunda-feira (1º), a tarde do “Estudo da Avifauna em Áreas Úmidas em São Francisco de Paula”.
As “Ações do Condema – Conselho Municipal do Meio Ambiente”, contou com a participação de Bruna Fioreze – bióloga e secretária Adjunta de Meio Ambiente; de Isabel Scheid – bióloga e representante da Fundação Moã; de Carlos Canani – engenheiro químico e coordenador do Condema. O mediador do debate foi o jornalista Francisco Rocha, que é editor do jornal Folha de Canela.
Na ocasião os participantes explicaram quais as funções do conselho, suas atribuições, forma de composição, relembraram a história do Condema em Canela e também esclareceram dúvidas dos internautas. “O Condema funciona como uma espécie de ponte entre o poder público e a sociedade civil, representando os anseios da comunidade. É um espaço para debates visando a melhora da qualidade ambiental do município, avaliando interesses econômicos, sociais e ambientais”, explicou a secretária Adjunta, Bruna Fioreze.

O tema “educação ambiental” foi debatido com a professora Laci Gross, da rede municipal de ensino, o professor Esthalin Moreira, da rede estadual de ensino, e a Francine Broilo, arquiteta licenciada e presidente do MARH (Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias). A professora Laci, comentou sobre o desenvolvimento de atividades voltadas para educação ambiental, com a participação de alunos de toda a rede, além de movimentos construídos junto a comunidade para recuperação de uma agenda ambiental.
Francine afirmou, “sou uma entusiasta da educação em todos os aspectos” reafirma o compromisso do movimento MARH e suas atividades junto a região. Outro ponto destacado por ela foi os “ambientes” criados pela humanidade e como eles devem e podem viver em harmonia com nossa fauna e flora.
O professor Esthaline, trouxe a importância da aplicabilidade do que é ensinado em sala de aula na prática, relatando que o aluno precisa compreender a realidade a sua volta, sobretudo identificando junto a sua realidade os problemas.

Outro temas abordados na semana foram os “Direitos e Deveres Ambientais do Cidadão do Séc. XXI” com Juan Sterfan, advogado e arquiteto, especialista em Direito Ambiental Urbanístico e Endi Betin, advogada e assessora jurídica da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana de Canela; “Saneamento Básico em Canela” com André Finamor (Diretor de Operações da CORSAN), Biól. Dr. Jackson Müller (Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana de Canela- SMMAUMU), Paulo Eduardo de Almeida Vieira (Promotor de Justiça) e Francisco Rocha (Folha de Canela) e “Agroecologia como Alternativa a Agricultura Convencional na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Cruz-Caí” com o Eng. Agrônomo Sebastião Pinheiro (Agroecologista), Biól. Rafael Altenhofen (Presidente do Comitê Caí) e Eng. Agrônomo Amilcar de Moura (Técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana – SMMAUMU); “Gestão de Resíduos no Município de Canela” tema debatido com Ítalo Fagundes (Diretor da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana – SMMAUMU  – SMMAUMU), Rodrigo Spier Weber (Dirigente de Divisão da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana – SMMAUMU  – SMMAUMU), Moisés de Souza (Agente Administrativo da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana – SMMAUMU  – SMMAUMU) e Francisco Rocha (Folha de Canela).

No Paço Municipal (rua Dona Carlinda, 455) acontece coleta de óleo de cozinha, distribuição de mudas de árvores nativas e exposição e coletas de eletroeletrônicos.  A coleta de óleo de cozinha também acontecerá na Secretaria de Saúde (rua João Pessoa, 622). Todas as atividades das 9h às 17h.

Programação
Dia 04.06.20 (5ª feira)
Painel – 10:00hs
Tema – Gestão de Áreas Protegidas no Município de Canela
Palestrantes:
Reinaldo Ferreira de Araújo (Gestor da FLONA de Canela e Membro da Agenda Ambiental Local)
Biól. Tiago Becker (Assessor Técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana – SMMAUMU)

Conferência– 16:00hs
Tema – COVID 19 & Implicações ambientais
Palestrante:
Biól. Dr. Vinícius Leão (Assessor Técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana – SMMAUMU)

Painel – 19:00hs
Tema – Estiagem & Matas Ciliares: Ecologia em Tempos de Crise Hídrica
Participantes:
Biól. Bruna Fioreze (Secretária Adjunta do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana de Canela – SMMAUMU)
Biól. Dra. Márcia I. Käffer (Assessora Técnica da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana – SMMAUMU)
Ciro A. Souza (Coordenador de Área da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana – SMMAUMU)

Dia 05.06.20 (6ª feira)
Conferência– 10:00hs
Tema – A importância das Abelhas Sem Ferrão
Palestrante:
Eng. Agrônomo Paulo Piva

Painel – 16:00hs
Tema – Fiscalização Ambiental
Participantes:
1º Tenente Jeferson Zanini (QTPM)
Elisiane Rambor (Fiscal da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana – SMMAUMU)
Biól. Giuliano Conrad O. Báo (Assessor Técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana SMMAUMU)
Biól. Dr. Jackson Müller (Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana de Canela – SMMAUMU)

Painel – 19h
Tema: Zona Livre de Agrotóxicos, Adubos Químicos e Transgênicos na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Cruz-Caí.
Participantes:
Eng. Agrônomo Amilcar de Moura (Técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana – SMMAUMU)
Biól. Giuliano Conrad O. Báo (Assessor Técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana – SMMAUMU)

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
COLETA DE ÓLEO DE COZINHA
Recebimento durante os Dias: 01 a 05 de junho de 2020
Horário: das 9h às 17h
Local de coleta: Prefeitura Municipal de Canela e Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dona Carlinda, 455 – Centro de Canela/RS
Rua João Pessoa, 622 – Centro de Canela/RS
DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS
Distribuição de uma muda por família durante os Dias: 01 a 05 de junho de 2020
Horário: das 9h às 17h
Local: Prefeitura Municipal de Canela
Rua Dona Carlinda, 455 – Centro de Canela/RS
EXPOSIÇÃO DE RESÍDUOS E COLETA DE ELETROELETRÔNICOS
Dias: 01 a 05 de junho de 2020
Horário: das 9h às 17h
Local: Entrada da Prefeitura Municipal de Canela
Rua Dona Carlinda, 455 – Centro de Canela/RS