Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Empresas de ecoturismo de Três Coroas criam grupo para fortalecer o destino como alternativa segura de viagem

Compartilhe:

A expectativa é que as atividades retornem em setembro.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

Conhecida nacionalmente pelas belezas naturais, Três Coroas aposta no potencial do turismo com foco na natureza e na aventura para organizar a retomada das atividades. Pensando na melhor forma de estruturar a volta prevista para setembro, empresas de ecoturismo da região se uniram e criaram o grupo Aventura Três Coroas

Formada pelos parques Raft Adventure Park,  Brasil Raft Park e Parque das Laranjeiras, e pelas empresas Eco Aventura Turismo, Central Sul Raft e Exxtreme.4 Rafting e Expedições, a iniciativa quer fortalecer a região que é o principal destino do turismo de aventura do Rio Grande do Sul. 

A boa expectativa do grupo para o retorno das atividades não é apenas uma aposta, mas leva em conta dados de pesquisas recentes que antecipam o comportamento do turismo nos próximos meses com muitos pontos a seu favor. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo de natureza, o ecoturismo e o turismo de aventura estarão entre os seis segmentos turísticos mais procurados pós-pandemia.

Dados apontam ainda que depois de tantos meses de confinamento e de saídas restritas, as experiências ao ar livre, o contato com a natureza e atividades de caráter mais exclusivo, que possam ser feitas por famílias ou em pequenos grupos, serão ainda mais valorizadas pelos viajantes, que aspiram por vivências que estimulem as relações humanas e o contato com amigos próximos.

Embora entenda que há uma demanda reprimida, o grupo espera receber entre 50% e 60% da capacidade dos parques entre setembro e março de 2021. “Imaginamos operar desta forma até que haja uma vacina disponível”, comenta Teriana Selbach, sócia do Raft Adventure Park. 

“Nós sempre estivemos próximos, sabemos que é mais fácil quando trabalhamos juntos e nossa ideia sempre foi destacar e fortalecer Três Coroas como destino de turismo de natureza. Essa união se tornou ainda mais importante no momento atual e a  criação do grupo foi um movimento natural. Nós dividimos o mesmo espaço, que é o rio, então faz todo o sentido construir, revisar e unificar os procedimentos conjuntamente, qualificar as equipes. Nosso compromisso é promover uma retomada muito segura e transparente”, completa Teriana.

A cidade, que fica a cerca de 1h15 de Porto Alegre e a 40 minutos de Gramado e Canela, é referência na prática de esportes de aventura, especialmente rafting e tirolesa. Porém, as atividades oferecidas na região vão além, com muitos parques que proporcionam estrutura de lazer para passar o dia ou acampar, com restaurantes, churrasqueiras, quadras esportivas, trilhas e diversas atividades como stand up paddle, rapel, arvorismo, paintball, slackline e tiro ao alvo. 


Destaque nacional
Três Coroas sustenta uma posição de destaque no cenário nacional. A cidade é a única do Brasil em que 100% das empresas atuantes no ramo são associadas à Abeta – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. A entidade conta com cerca de 140 associados em 22 estados, mas apenas o município registra a adesão maciça. “Três Coroas tem características bem específicas. Na cidade, a gurizada que brincava no rio aprendeu como fazer, cresceu, se especializou e inúmeros se tornaram atletas de alto nível; vários deles, atletas olímpicos, e hoje estão à frente dos parques e empresas. A cidade reúne mais de 20 títulos nacionais de canoagem e isso é um feito extraordinário e raro”, destaca o diretor executivo da Abeta, Luiz Del Vigna. Os parques são geridos por profissionais experientes e respeitam todas as normas de segurança estipuladas pela legislação.

A Abeta também criou um Manual de Boas Práticas Sanitárias, que reúne informações e orientações das autoridades mundiais sobre como prevenir o contágio pelo coronavírus. A segunda edição inclui mais sete capítulos com protocolos de segurança para atividades específicas, entre as quais está a prática de rafting, a fim de garantir uma retomada segura quando for possível.