Canela,

27 de março de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Mês do cachorro louco

Compartilhe:

Já são cinco meses de distanciamento social, restrições de atividades e muitas incertezas.

Quando paramos, no final de março, poucos sabiam como seriam os próximos meses. Ao que tudo indica, a pandemia e o distanciamento está longe de terminar.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

Atravessamos o final do outono, passamos pelo inverno e chegaremos, ainda em distanciamento, na primavera. No Dia do Gaúcho, 20 de setembro, serão seis meses desde que nosso estado iniciou as medidas sanitárias.

Teremos, já no começo do próximo mês, as convenções partidárias e então iniciam as eleições municipais.

Agosto, que é conhecido pelo mês do cachorro louco e que já virou piada por demorar a passar, durante a pandemia do novo coronavírus, surpreendeu a todos e passou voando.

Canela é a mais populosa da região

O IBGE divulgou sua estimativa populacional de 2020. Canela segue sendo a cidade mais populosa da região, com 45.488 habitantes.

Na minha opinião, este número é enganoso e só poderá ser mudado através de um censo, que estava programado para este ano, mas, como uma série de coisas, não vai acontecer em razão da pandemia.

Há quem acredite que Canela já ultrapassou os 50 mil habitantes.

Eleitores

No número de eleitores, Canela também é a líder. São 32.991 contra 31.892 em Gramado. A matéria está lá na página 5.

Isso significa que, teremos algo em torno de 31.340 votos válidos em Canela, logo, o prefeito eleito terá que fazer mais de 15 mil votos. Em 2016, Constantino venceu as eleições com 10.912 votos (45,23% dos válidos).

Para garantir uma cadeira na Câmara, cada partido terá que fazer em torno de 2.800 votos.

Então, que venham as Eleições 2020.

Eleições 2020

Desde o início da pandemia, defendi neste espaço que não deveríamos ter eleições este ano. Elas iriam atrapalhar as políticas públicas de saúde e ocupar força de trabalho que deveria estar focada no novo coronavírus.

Não rolou, a vontade política, como sempre, prevaleceu sobre o bom censo. Mas, e há sempre um mas em tudo, a realização das eleições será mais uma prova de que podemos retomar as atividades progressivamente.

Se há possibilidade de fazer eleições, há possibilidade de voltar as aulas, por exemplo.

Volta às aulas

O grande desafio do poder público será a volta às aulas. Terá que lidar com a opinião dos pais e a contrariedade do magistério.

Será o último passo para a volta integral das atividades.

Menos estado

Ouvindo um painel de debates pela internet que estava preocupado em como o poder público iria promover a retomada do turismo.

Peguei o celular e mandei uma mensagem, pelo WhatsApp ao mediador, dizendo o seguinte:

“Essas soluções devem vir da iniciativa privada. Quem entende de turismo é o trade, minha vó tinha um ditado: governo que não atrapalha já ajuda”!
O problema é que o governo quer ser protagonista onde não deve ser e o que compete a ele, acaba fazendo mal.

Mas como os políticos vão parecer útil aos eleitores se não fizerem propagandas deles mesmos?