Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado oferece oficinas gastronômicas online gratuitas

Compartilhe:

Cozinha Experimental com a Chef Monica Noel, Oxford - As raízes da minha Terra.

Cozinha Experimental faz parte da programação e estará disponível no canal oficial do evento no Youtube

Com a necessidade de reformulação do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, neste ano a prestigiada Cozinha Experimental acontece no ambiente digital. Para uma experiência mais democrática e segura, 21 oficinas serão disponibilizadas gratuitamente, de forma gradativa, no canal oficial do festival no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCjl6rBtqE3UMfBsTn2KoMGA). Gravadas na cozinha do Senac Gramado, apoiador do evento, as aulas oferecem receitas e curiosidades da gastronomia da cidade.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

Alinhada ao tema da 12ª edição “Do Produtor à Mesa“, que tem a proposta de unir a agroindústria local e a gastronomia de Gramado, a programação apresenta oficinas que vão trazer o passo a passo para recriar em casa as receitas deliciosas e típicas da região. Através da parceria do festival com a startup de Impacto Social Semearhis, o formato online também permitirá atingir um público ainda maior com a transmissão e interpretação em LIBRAS de oficinas por intérpretes surdos e ouvintes. Quebrando alguns paradigmas e humanizando ainda mais a tradução, um modelo inédito foi utilizado em cinco aulas, onde o intérprete estará ao lado do chef no vídeo, e não na tradicional janela de libras. 

Os chefs do Senac-RS estarão à frente de 10 oficinas gastronômicas e ensinarão receitas que vão deixar todos com água na boca. A chef Larissa Marques (Senac Gramado) traz o Tortei com abóbora, canela e ovo caipira; Carreteiro defumado; Canapé de pão de milho com geleia e a Tarte Tatin, clássica torta de maçã. O chef Endrigo Sedrez (Senac Gramado) prepara o tradicional Pão colonial recheado com salame e copa lombo, além de uma reinvenção do Bolinho de batata recheado com costelinha de porco defumado; Feijão à moda portuguesa e um Risoto de cogumelos. Já o reconhecido chef e professor, Mamadou Sène (Senac Porto Alegre), vai mostrar como fazer Compotas de figo e doce de abóbora com creme de açafrão e cream cheese e Truta recheada com presunto de parma ao molho de champignon.

Chef Mamadou Sene, SENAC preparando uma Truta recheada com presunto de parma ao molho de champignon (com tradução em LIBRAS)

Representando a UCS Região das Hortênsias, apoiador do festival, os chefs Iraci Brohem e Rodrigo Mylius  vão capitanear cinco oficinas com saborosas receitas de pratos e sobremesas. Ele apresenta o Aligot de Aipim com Cogumelos Defumados e Crispis de Couve, a Canjiquinha com Linguiça Colonial e Queijo Serrano e o Risoto de Laranja ao Pesto. Ela mostrará como preparar os doces Panna Cotta com Mel e Farofa de Cookies e Tiramisú, Café Chocolate e Casquinha de Laranja.

12Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado_Cozinha Experimental com o Chef Endrigo Sedrez, SENAC – A tradicao do Pao colonial, recheado com salame e copa lombo (com traducao em LIBRAS). Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Oxford e Strauss, patrocinadores do evento, marcam presença na Cozinha Experimental com a oficina “As raízes da minha terra”, ministrada pela chef Mônica Boff, que ensina como preparar uma refeição completa utilizando insumos de produtores locais de Gramado. Para a entrada, um Creme de Moranga Cabotiá com Croutons e Queijo Colonial. No prato principal, uma Costelinha Suína na panela acompanhada de Aipim na manteiga e farofa de ervas frescas e para sobremesa uma Cuca de Ricota com Doce de Leite Caseiro.

Na programação, também estarão contempladas as oficinas “Descobrindo o Sorrentino”, com o chef Toríbio Malagodi, da Engenho da Pasta Massas Artesanais; “Culinária Ancestral Ayurveda”, com a terapeuta Vanessa Santetti, preparando Kichari e Masala digestiva; “A Cultura do Mate Chimarrão – Origens e saberes desta bebida ancestral”, com Fernanda Valente e Rodrigo Schlee (Matería Capitão Rodrigo), ensinando Mate tostado, Chá Mate Tostado e Mate Doce com leite; “Benefícios da pimenta: Polenta com Molho Suave da Mama”, com Mario Bellio Jr (Bellio Artigianale); e “Semeando Impacto Social”, com a Semearhis.

Cozinha Experimental com Fernanda e Rodrigo, Matéria Capitão – A Cultura do Mate Chimarrão – Origens e saberes desta bebida ancestral

Também será disponibilizado um e-book com todas as receitas das oficinas no site do evento (https://www.festivalgastronomiagramado.com.br/). 

Confira a programação completa abaixo.

PROGRAMAÇÃO COZINHA EXPERIMENTAL ONLINE

19/09 – (LIBRAS) O sabor da massa fresca recheada -Tortei com abóbora, canela e ovo caipira, com Chef Larissa Marques (Senac Gramado)

20/09 – Aligot de Aipim com Cogumelos Defumados e Crispis de Couve, com Chef Rodrigo Mylius (UCS Hortênsias)

21/09 – A Cultura do Mate Chimarrão – Origens e saberes desta bebida ancestral, com Fernanda Valente e Rodrigo Schlee (Matería Capitão Rodrigo)

22/09 – (LIBRAS) A tradição do Pão colonial, recheado com salame e copa lombo, com Chef Endrigo Sedrez (Senac Gramado)

23/09 – Cozinha de vanguarda com produtos de Gramado -Risoto de cogumelos, com Chef Endrigo Sedrez (Senac Gramado)

24/09 – Risoto de Laranja ao Pesto, com Chef Rodrigo Mylius (UCS Hortênsias)

25/09 – (LIBRAS) Truta recheada com presunto de parma ao molho de champignon, com Chef Mamadou Sène (Senac Porto Alegre)

26/09 – Canjiquinha com Linguiça Colonial e Queijo Serrano, com Chef Rodrigo Mylius (UCS Hortênsias)

27/09 – As raízes da minha Terra, com Chef Monica Noel (Oxford e Strauss)

28/09 – (LIBRAS) Semeando Impacto Social, com Semearhis

28/09 – (LIBRAS) Descobrindo o sorrentino, com Chef Toríbio Malagodi (Engenho da pasta)

29/09 – A tradição reinventada, bolinho de batata recheado com costelinha de porco defumado, com Chef Endrigo Sedrez (Senac Gramado)

30/09 – Panna Cotta com Mel e Farofa de Cookies, com Chef Iraci Brohem (UCS Hortênsias)

01/10 – (LIBRAS) Sabor do sul – Carreteiro defumado, com Chef Larissa Marques (Senac Gramado)

02/10 – Culinária Ancestral Ayurveda, com Vanessa Santetti – Terapeuta Ayurveda

03/10 – Compotas de figo e doce de abóbora com crème de açafrão e cream cheese, com Chef Mamadou Sène (Senac Porto Alegre)

04/10 – Tiramisú, Café Chocolate e Casquinha de Laranja, com Chef Iraci Brohem (UCS Hortênsias)

05/10 – (LIBRAS) Feijão à moda portuguesa, explosão de sabores, com Chef Endrigo Sedrez (Senac Gramado)

06/10 – A clássica torta de maçã -Tarte Tatin, com Chef Larissa Marques (Senac Gramado)

07/10 – Benefícios da pimenta: Polenta com Molho Suave da Mama, com Mario Bellio Jr. (Bellio Artigianale)

08/10 – Canapé de pão de milho com geleia, com Chef Larissa Marques (Senac Gramado)

Fotos: Cleiton Thiele