Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

MEU PERFIL FINANCEIRO REFLETE A VIDA QUE EU LEVO • Juliana Alano #13

Compartilhe:

Caro leitor, já falamos por aqui que é preciso respeitar nosso perfil para investir, mas será que de fato nossa percepção sobre o dinheiro muda nas diferentes fases de nossa vida?

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

A resposta é com certeza. Perfiz financeiros são descrições de hábitos baseados em comportamentos atuais. Mas para conhecermos o nosso perfil primeiro precisamos compreender como estamos neste momento para depois traçar o que esperamos para o futuro.

• ACESSE O SITE DA COLUNISTA CLICANDO AQUI!

Já te adianto que não precisamos nos enquadrar no mesmo perfil sempre. Vamos ver quais são eles:

Alto Risco – aquele que vive perigosamente quando o assunto é finanças. Normalmente é aquele que não possui controle financeiro, é amigo das dívidas e não tem crédito.

Aventureiro – alguns meses são ótimos, mas outros uma tragédia. São pessoas que sabem que fazer dívidas é péssimo, sofrem com a falta de disciplina, entretanto viver o hoje intensamente é fundamental, sendo o risco sua marca registrada.

Equilibrista – vive mais no desequilíbrio como se estivesse na corda bamba, não faz planejamento, quando percebe que vai cair consegue se organizar mesmo gastando em excesso, pois não sabe definir prioridades.

Construtor- esses possuem ótimas estratégias, estão em crescimento contínuo, poupam e investem em baixo risco, reserva de emergência é uma prioridade e mantém os pés no chão, ou seja, não sonham alto.

Visionário – é ótimo em educação financeira, está sempre prosperando porque tem uma vida planejada e organizada, tem facilidade em realizar seus sonhos, sofre menos com as crises externas e buscam sempre pela qualidade de vida.

Quando me deparo com os perfis alto risco, aventureiro e equilibrista sei que todos tem algo em comum, são pessoas que antecipam sonhos e isso se torna um problema em suas vidas.

• Leia também a coluna da semana passada!

Desenvolva sua educação financeira em busca de se tornar um perfil construtor ou ainda melhor, visionário.  Como já dizia meu amigo escritor Erasmo Vieira “Viva em PAZ com seu DINHEIRO”!