Canela,

21 de abril de 2024

Anuncie

É “fake” que hospital de Canela tem 140% de internações por Covid-19

Compartilhe:

Interpretação errônea dos números circulou esta semana nas redes sociais

Nesta semana, circulou uma postagem nas redes sociais afirmando que, com base nos números do Governo do Estado, o Hospital de Canela teria excedido em 40% as internações com pacientes confirmados e suspeitos para Covid-19, ou seja, o HCC teria 140% de ocupação com estes pacientes.

Após ser cobrada por leitores a cerca desta postagem, a redação da Folha entrou em contato com o Hospital de Caridade de Canela para confirmar os números.

Segundo a casa de saúde, em Canela existem cinco leitos de UTI, cinco leitos de suporte intermediário e 10 de enfermaria. Um total de 20 leitos destinados à Covid-19.

No final da tarde desta quarta (21), os números das internações são de cinco pacientes na UTI, um no suporte intermediário e três na enfermaria, ou seja, oito de 20 leitos ocupados, o que representa 40% dos leitos reservados para Covid-19.

Se formos levar em consideração apenas a UTI, a ocupação é de 80%, quatro de cinco leitos.

Outro dado importante é que cinco pacientes de Canela estão internados em outros municípios, pois o HCC tem uma ala isolada para a Covid-19, então, não teria como ultrapassar os 100% de ocupação.

É necessário levar em conta, ainda, que pacientes que procuram atendimento particular são registrados para cidade de Canela, mas tem a liberdade de procurar atendimento em outras cidades, como Gramado, Caxias do Sul ou Porto Alegre, em alguns casos, ficando internados nestas cidades.

O interventor do Hospital, Luiz Cláudio da Silva, disse à nossa reportagem que o momento é preocupante e que “todos devemos continuar usando máscaras, tomando as medidas de higienização e evitando aglomerações, pois a pandemia não acabou e está longe de acabar, porém, há uma preocupação do HCC que os dados oficiais não sejam mal interpretados”.