Início Gramado Operação de Fiscalização identifica irregularidades na criação de aves silvestres

Operação de Fiscalização identifica irregularidades na criação de aves silvestres

Continua depois da publicidade

Técnicos do Setor de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente acompanharam, juntamente com o 2° Pelotão de Polícia Ambiental de Canela (PATRAM), ação fiscalizatória deflagrada pela Divisão de Controle e Monitoramento da Qualidade Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado.

Foram vistoriadas residências nos bairros Campestre do Tigre, Piratini, Dutra, Carniel, Centro, Vila Suíça, Três Pinheiros e Várzea Grande. Irregularidades foram identificadas em 6 das 12 residências visitadas.

Durante a operação foram apreendidos 29 pássaros silvestres mantidos em cativeiro de forma irregular. As principais espécies encontradas foram azulão, canário-da-terra-verdadeiro, cardeal, coleirinho e trinca-ferro. Além das irregularidades nos plantéis foram apreendidos alçapões, revelando que além da comercialização, a captura dos animais acontece diretamente da natureza.

Os criadores com irregularidades serão responsabilizados civil e administrativamente.

Todos os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA e serão avaliados para definir a destinação mais adequada.

Foto: Divulgação