Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Gramadotur larga na frente e é referência em acessibilidade em eventos

Compartilhe:

A quinta-feira (03), foi o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e os ministérios do Turismo (MTur) e da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) estabeleceram uma parceria para promover o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida aos principais destinos turísticos do país. O objetivo da iniciativa é a inclusão social, uma vez que permite que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida tenham segurança e autonomia para acessar atrativos, serviços e empreendimentos turísticos.

Para garantir destinos mais acessíveis, o Ministério do Turismo já desenvolve uma série de ações que integram o programa Turismo Acessível, que busca promover a inclusão social no âmbito do Ministério do Turismo, Embratur e instituições parceiras.

Na sua última reunião, o Conselho de Administração da Gramadotur acolheu a proposta do presidente executivo, Rafael Carniel de Almeida, para que a acessibilidade à pessoa com deficiência seja uma das premissas dos eventos públicos de Gramado. “A remoção de barreiras é um caminho que começamos a trilhar no último Festival de Cultura e Gastronomia e foi continuado no 35º Natal Luz. Isso deve acontecer de forma progressiva em cada um dos nossos eventos, sem direito a retrocessos. A experiência transformadora de Gramado precisa tocar a todos”, afirmou o presidente da Autarquia. A medida demonstra que Gramado está em consonância com as melhores práticas e alinhada às políticas ministeriais definidas.

E pensando na acessibilidade que o Natal Luz oferece, a Semearhis, uma startup de impacto social que tem como foco a visibilidade das pessoas com deficiência, estará com um grupo de 20 pessoas no domingo, dia 6, para proporcionar a inclusão no Natal Luz 2020. São pessoas surdas, cegas, com síndrome de down, nanismo e deficiência física. Eles visitarão o Mundo a Vapor- patrocinador do Natal Luz, Vila de Natal, Rua das Renas, Rua Coberta, Rua Torta, Avenida Borges de Medeiros e sua decoração, Avenida das Hortênsias e o contato com a Trupe de Natal.

A Gramadotur tem sido referência com ações de acessibilidade no Natal Luz deste ano. Destaque para a tradução e Interpretação LIBRAS em cinco vídeos vinculados ao Natal Luz. Os Gestores de Qualidade da Semearhis em LIBRAS se responsabilizam por criar o sinal de LIBRAS próprio para o Natal Luz e também o sinal de LIBRAS para a Trupe de Natal, Gramadotur, e equipe da Gestão, totalizando dez sinais para a criação o sinal e colocar no glossário de registro de sinais Semearhis, respondendo um questionário encaminhado pela Semearhis. Também a Trupe de Natal, Papai Noel e Soldadinho tiveram aulas em Libras. Outra ação importante entre tantas outras foi um diagnóstico do site da Gramadotur para deixar acessível e disponibilizar os ícones da acessibilidade para identificação do que o evento é acessível. Placas em braile com as identificações e um mapa tátil para a vila onde é a casa do Papai Noel foram outras ações importantes.

As ações da Autarquia não iniciaram neste Natal Luz. Já foram feitas ações durante o Festival de Cultura e Gastronomia como tradução e interpretação Libras em cinco oficinas gastronômicas. Também uma Audiodescrição e narração dos 31 cardápios foi realizada. Tradução dos cardápios em braile e uma caixa sensorial olfativa mostraram a preocupação da Gramadotur em ter ações concretas e que possam beneficiar com resultados os portadores de necessidades especiais. Esta Caixa Sensorial Olfativa foi uma inovação para o Festival onde foi oferecido um projeto-piloto para um dos restaurantes. Um produto para inclusão de cegos, surdocegos e deficientes de baixa visão.

Esta referência da Gramadotur em ações de acessibilidade tem servido de modelo para outras ações no País. As atrações do 35º Natal Luz são gratuitas e integram o projeto “Natal Luz Para Todos”.

O 35º Natal Luz de Gramado acontece até o dia 30 de janeiro de 2021.

Foto: Cleiton Thiele