Canela,

3 de maio de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

360 Graus: Conversa com o promotor

Compartilhe:

Esta semana, entrevistei o promotor Paulo Eduardo de Almeira Vieira, para um programa em vídeo que vai ao ar nos próximos dias no Portal da Folha.

Gosto muito de entrevistar o Dr. Paulo, além da conversa sempre fluir bem, tenho acesso à algumas informações que muitos não gostaria que fossem publicadas e, jornalismo, você sabe, é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.

Além disso, Ministério Público e jornalismo investigativo tem algumas coisas em comum, entre elas o dever de suspeitar e investigar, se confirmado, publicar.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A matéria em vídeo busca saber porque a tão alardeada Estação de Tratamento de Esgoto Santa Terezinha, que custou a bagatela de TRINTA MILHÕES DE REAIS, de dinheiro público, ainda não está em funcionamento.

Visita ao centro esportivo do Canelinha

Foto: Francisco Rocha

Eu já conhecia o local, mas atendi o convite da Prefeitura e fui conhecer o novo centro esportivo e de lazer do Canelinha, mas que fica na Vila Miná, agora São Lucas, ao lado da Av. Cônego João Marchesi.

Já dá pra dizer, pelo que já foi feito, que o local ficará tão bom ou melhor que o atual Parque do Lago e cumprirá uma importante função ambiental que o lago do loteamento central não consegue.

O investimento é de R$ 3 milhões, executado em forma de compensação ambiental pela Sky Glass.

É um golaço da atual administração que recupera uma área degradada, dá destinação social e entrega um parque excepcional para aquela comunidade.

E para quem critica a iniciativa privada, principalmente o turismo, aí está mais uma mostra de quem faz é o empresário.

Visita ao canil

Após conhecer o parque do lago do Canelinha, fomos à construção do canil municipal, no Banhado Grande. Lá o investimento é de R$ 250 mil, de compensação ambiental do Bondinhos Aéreos.

O local vai contar com espaço para 250 cães, gatil e baias para cavalos, sem contar com clínica veterinária para atender os animais recolhidos que serão chipados.

Muito legal o espaço e resposta à questão ambiental em Canela

Foto: Francisco Rocha

Futuro do pretérito

O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.

Teria feito, seria o responsável por, teria roubado, teria desviado, são alguns dos termos que os jornalistas precisam utilizar em matérias investigativas.

Eu prefiro o futuro do presente, que exprime uma ação que irá se realizar. Ex.? Verei o dia em que a lei brasileira não será tão mole e que crimes como este, no hospital de Canela serão punidos exemplarmente, sem espaço para discussão de coitadismo.

E tem ainda o pretérito perfeito. Ex.: Vocês foram avisados.