Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

Mobilidade Urbana: em dez anos, frota de veículos cresce 85% em Canela

Compartilhe:

Foto: Filipe Rocha - Canela possui frota com mais de 30 mil veículos, segundo Denatram

Malha viária é praticamente a mesma de 1975, ano da definição do primeiro perímetro urbano da cidade

A discussão sobre mobilidade urbana e planejamento começa a ganhar força, novamente, em Canela.

Durante o Folha Notícias, programa diário em vídeo da Folha de Canela, o prefeito Constantino Orsolin falou que, durante este ano, os vereadores devem receber o projeto de lei que separa a área de mobilidade urbana e planejamento do meio ambiente. Hoje, uma única secretaria acolhe todos os setores, a  Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana.

A decisão de separar as áreas foi elogiada até mesmo pelo promotor de Justiça de Canela, Paulo Eduardo de Almeida Vieira, que, em entrevista ao jornalista Francisco Rocha, diretor da Folha, afirmou já ter pedido esta alteração na estrutura da Prefeitura Municipal há dois anos.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Malha viária é a mesma há 45 anos

O atual vereador e ex-prefeito de Canela, José Vellinho Pinto, disse, em entrevista à Folha, que a atual malha viária da cidade é praticamente a mesma de 1975, quando o então prefeito Günther Schlieper havia feito a primeira organização urbana da cidade, definindo com estudo e lei o perímetro urbano.

Hoje temos mais carros, mais moradores, mais turistas e é a mesma cidade que o prefeito Schlieper detectou em 1975. Claro que não pode funcionar bem”, disse Vellinho.

Nova secretaria

Constantino disse que antes de discutirmos esta questão, a secretaria deve ser criada por lei, com a aprovação do projeto pela Câmara de Vereadores.

A cidade está pedindo passagem, temos inúmeros e fantásticos investimentos da iniciativa privada e esta organização se faz necessária”, disse o prefeito.

Problemas

São diversos os problemas da cidade no que diz respeito à mobilidade urbana, principalmente os gargalos na saída para Gramado e do fluxo interno de veículos, que segundo dados do Denatran, cresceu 85% entre 2010 e 2020.

A população cresceu, foram criadas facilidades para comprar automóveis”, disse Vellinho.

Interatividade

Após a publicação do programa Folha Notícias com este tema, o leitor Luiz Carlos Coelho, major aposentado e instrutor de trânsito, envio dados do Denatran que mostram o crescimento do número de veículos em Canela e Gramado, ano a ano.