Canela,

19 de maio de 2024

Anuncie

Conselho de Músicos Profissionais emite nota de repúdio após AMESNE endurecer as restrições

Compartilhe:

No último sábado (05), a Associação dos Municípios da Encosta da Serra Nordeste (AMESNE) apresentou um Plano de Ação em resposta ao aumento de casos da Covid-19 na região. No documento que endureceu as restrições na região, novamente os músicos foram afetados, sendo impedidos de trabalhar mais uma vez.
Desta forma, o Coletivo de Músicos Profissionais se mobilizou e realizou um protesto, emitindo após uma nota de repúdio que pode ser conferida abaixo.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Nota de Repúdio:
O Coletivo de Músicos Profissionais atuantes em bares, restaurantes e estabelecimentos públicos nos municípios de Canela e Gramado, vem através desta Nota demonstrar repúdio ao Plano de Ação redigido pela Associação dos Municípios da Encosta da Serra Nordeste – AMESNE, na pessoa do Sr. Fabiano Feltrin, Presidente da Entidade, em consonância ao segundo alerta emitido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul conforme o Sistema 3As.

NOVIDADE! RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA PELO TELEGRAM!

É de conhecimento de todos a procura da região turística da Serra Gaúcha, sobretudo Canela e Gramado, durante os feriados nacionais e estaduais, bem como as temporadas de inverno e final de ano. Temos conhecimento da lotação de hotéis e pousadas, da liberação de voos comerciais até Porto Alegre e demais localidades que possuam aeroportos próximos a Serra Gaúcha, bem como do pleno funcionamento do comércio, bares e restaurantes, a tomar como exemplo o feriado de Corpus Christi, ocorrido na quinta-feira passada (03/06). Mediante a situação exposta, viemos esclarecer alguns pontos cruciais que impactam diretamente na atividade cultural de nossa região, sobretudo, a execução de música ao vivo em locais públicos e estabelecimentos:

1. Aglomerações na Rua Coberta, Avenida Borges de Medeiros, Avenida das Hortênsias, em Gramado, Avenidas Osvaldo Aranha e Felisberto Soares, em Canela e demais endereços gastronômicos da região ocorrem todo o tempo, visto que os bares e restaurantes situados nestes locais possuem lotação restrita seguindo os protocolos de higiene e segurança, gerando assim filas de espera nas calçadas e demais logradouros públicos, não tendo assim nenhuma relação direta com a atividade musical desempenhada nestes.

2. Os músicos que se apresentam na rua estão mantendo distância segura dos transeuntes e têm adotado todas as medidas cabíveis a fim de evitar contato próximo ao público, como uso de máscaras quando não estão cantando ou tocando algum instrumento. Além disso, cabe citar que por se tratar de espaço público o nível de volume não afeta a comunicação entre os passantes, visto que o som se dispersa no ar.

3. Os músicos que se apresentam ao vivo em estabelecimentos gastronômicos da região, como bares, restaurantes e complexos desta natureza vêm adotando as medidas restritivas cabíveis, como o uso de máscaras quando não exercendo sua atividade, utilização de painéis de acrílico ou material similar que promova o distanciamento do artista com os demais ocupantes do estabelecimento, bem como a redução do volume de música executada nestes locais, promovendo a livre comunicação entre todos e evitando tumulto nas localidades.

4. Os possíveis episódios de tumulto ocorridos nos locais, conforme vídeos e postagens em redes sociais se deram por iniciativa única e exclusiva dos turistas presentes, sendo que em momento algum os músicos incentivaram tal ação, muitas vezes tendo de solicitar aos garçons e demais membros da equipe dos estabelecimentos que contenham o público presente, a fim de que não sejamos impossibilitados de trabalhar, ao primeiro sinal de tentativa de aglomeração festiva.

5. Os músicos atuantes na região têm se mostrado sempre ativos no sentido de colaborar com as recomendações solicitadas pela fiscalização pública ligada às Prefeituras destes municípios, a fim de mantermos a boa relação com as autoridades e adotarmos todos os protocolos vigentes, visando a manutenção de nossa atividade profissional. Por fim, cabe esclarecer que somos mais de 80 (oitenta) profissionais atuando na região, levando o sustento a seus lares através da atividade musical profissional, e que se encontram novamente impedidos de exercer sua profissão, uma vez que todas as decisões de contenção e adoção de medidas restritivas em combate a situação de pandemia na qual nos encontramos, proíbem arbitrariamente, com base em informações superficiais, através destas ações mal fundamentadas por um comitê técnico que não apura os fatos e pune nossa classe de forma cruel e impensada nos tornando mais uma vez alvos fáceis destas proibições, afetando significativamente não só a vida das famílias destes profissionais, mas a geração de renda para a região, uma vez que somos moradores e contribuintes destes municípios. Desta forma, solicitamos que tais medidas sejam revistas pelos órgãos responsáveis e que nossa atividade seja restabelecida com urgência, assim nos colocando à disposição para colaborarmos com informações e esclarecimentos cabíveis acerca da nossa retomada profissional.

Novas manifestações estão previstas para às 14h desta segunda-feira (07), em frente às Prefeituras de Canela e Gramado.

Fotos: Divulgação