Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Setembro delicioso na Folha Multimídia, Foco no local, concessão do Caracol e Havan

Compartilhe:

Setembro delicioso na Folha Multimídia

Nosso mês de setembro, na Folha Multimídia, foi delicioso.

Nos dedicamos à filmagem e transmissão do Festival de Gastronomia de Gramado e, no último final de semana, realizamos a filmagem e transmissão ao vivo do Mesa RS – Parador Hampel, em São Francisco de Paula, um dos maiores eventos de gastronomia da América Latina. Veja o resumo clicando aqui!

Foco no local, fica a dica

Acompanhamos todas as aulas gastronômicas do Mesa RS. Diversos canelenses estiveram participando do evento, assim como chefs de Gramado e de São Chico. O recado dos chefs, reconhecidos internacionalmente foi: valorize o produtor local, valorize o talento local.

Neste embalo, o chef Marcos Livi, natural de São Francisco de Paula, dá aula. A referência do Parador Hampel, em hospedagem e gastronomia, é indiscutível.

Precisávamos mais um quatro Livis na região.

Em Canela, continua o velho ditado, santo de casa não faz milagre.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Concessão do Caracol e a sugestão do MP

Veio do promotor Paulo Eduardo Almeida Vieira a sugestão de criar uma APA – Área de Proteção Ambiental, cobrindo a costa do Rio Caí e seus afluentes.

A ideia que virou decreto e posteriormente deve virar lei coloca uma trava na fome do Governo do Estado de conceder o Caracol sem passar pela consulta à comunidade local, coisa, alipas, prometida em três reuniões que este colunista participou.

Se faltou comunicação do Governo do Estado, não sei, mas que pareceu malandragem, isso pareceu.

“Aqui não é terra de ninguém”

A frase acima está entre aspas pois foi dita por Jackson Muller, secretário de Meio Ambiente de Canela, na coletiva de imprensa sobre a concessão do Caracol.

Muller, aliás, lembrou que a Corsan somente se mexeu com melhorias em Canela após quatro funcionários serem detidos e levados à Delegacia de Canela por poluição ambiental.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Prefeitura não é contra a privatização

A Prefeitura de Canela, nas palavras de Constantino, não é contra conceder o Parque do Caracol para a iniciativa privada. O prefeito, por outro lado, acredita que este seja o melhor caminho para o atrativo turístico.

O que a Prefeitura não gostou foi da montagem do edital e das poucas contrapartidas para Canela.

O ego gigante de quem defende o que não tem defesa

Quem vive aqui, do lado de cá do balcão, na iniciativa privada, já sabe de cor que terá, mais dia menos dia, que lidar com o ego gigante de quem ocupa cargo público em comissão.

Como se uma portaria de nomeação e um salário mais alto transformasse o ocupante, do dia pra noite, em sumidades em gestão.

Pior ainda é ter que lidar com os fãs desta gente, usada para defender os políticos de estimação.

Isso sem falar nos perfis fakes.

Profissionais do Ano 2021

Vem aí o Profissionais do Ano 2021. Faremos uma grande festa para a distinção dos melhores profissionais liberais de Canela!

Nas próximas semanas, o formulário de votação já deve ir ao ar.

Contrapartidas da Havan

A megaloja da Havan, comemorada por bolsonaristas de plantão, ergue-se em uma velocidade impressionante às margens da ERS-235. O que não vem na mesma velocidade são as contrapartidas que a empresa deve entregar como compensação pelos impactos por ela causados.

Existe uma lei, a 148/2019, que determina as contrapartidas. Entre elas o Inventário e Plano Municipal da Arborização Urbana e os projetos executivos de Planejamento e Mobilidade Urbana. A lei diz que eles devem ser entregues no prazo de até 18 meses contados da aprovação da Licença Prévia do empreendimento.

“Ah, mas vai gerar emprego e vai ter loja para comprar”!

Sim, vai, mas quando veio para cá concordou com os termos. Para deixar claro, não fui eu quem escreveu a lei, não fui eu quem aprovou e não fui eu quem sancionou, mas a lei existe.

Agora, porém, todavia e entretanto, eu como jornalista e cidadão tenho o dever de cobrar que a lei seja cumprida, assim como você caro leitor.

E, cá entre nós, Canela precisa urgente dos projetos de mobilidade urbana né?

E que comece o mimimi!