Canela,

28 de abril de 2024

Anuncie

Canela – Vereadores participam de Audiência Pública para discutir sobre a criação de da Área de Proteção Ambiental – APA

Compartilhe:

Na tarde desta quarta-feira (24), a Presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Emilia Fulcher, acompanhada dos vereadores Artur Pacheco, Alfredo Schaffer, José Vellinho Pinto, Roberto Grulke, Felipe Caputo e Jefferson de Oliveira, realizaram na Casa Legislativa uma Audiência Pública sobre o PLO 85/2021, que busca criar Área de Proteção Ambiental (APA) em Canela. O Secretário de Meio Ambiente, Jackson Müller fez uma explanação para os vereadores e também para quem acompanhou a audiência de maneira remota.

A Secretaria  de Meio Ambiente, Urbanismo de Mobilidade Urbana realizou a análise de diversos estudos técnicos previamente efetivados nesta Área de Preservação Ambiental- APA, que acompanha as margens do Rio Caí, visando promover a conectividade ecológica entre unidades de conservação como o Parque do Caracol, Flona, RPPN – Bosque de Canela. Promovendo, assim, a conservação da flora e fauna do município de Canela (mapa anexado).

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Cabe destacar que as Áreas Prioritárias para a Conservação, Utilização Sustentável e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade são um instrumento de política pública para apoiar a tomada de decisão, de forma objetiva e participativa, no planejamento e implementação de ações como criação de unidades de conservação, licenciamento, fiscalização e fomento ao uso sustentável.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM 

Do ponto de vista ambiental a cobertura vegetal predominante na área é composta de remanescentes da Mata Atlântica, cumprindo um papel fundamental de proteção da estabilidade das encostas, atenuando a ação de escoamento superficial, dos processos erosivos e dos movimentos de massa.
Por sua vez a criação da Unidade de Conservação trará ainda os benefícios de manutenção e aumento das belezas das paisagens da região, manutenção da diversidade genética da fauna e da flora, proteção dos recursos hídricos, principalmente das nascentes, córregos e banhados, promoção da qualidade de vida da população, valorização imobiliária sustentável na região, potencial de criação de novos atrativos turísticos para o município, visando o turismo sustentável, geração de renda com o incentivo do turismo e da dinamização das cadeias de valor para produtos da agricultura orgânica.

Fotos: Divulgação