Canela,

23 de abril de 2024

Anuncie

Comunidade escolar da Dinah Signori pede respostas sobre mudança de endereço da escola infantil

Compartilhe:

Manifestação aconteceu na entrada da Prefeitura, mas os pais não foram recebidos pelo Prefeito

Decisão da Prefeitura causou revolta entre os pais que protestaram durante a semana

A comunidade escolar da EMEI Dinah Signori realizou uma série de manifestações ao longo desta semana. Segundo os representantes dos pais, eles foram informados apenas na última quinta-feira que a escola será transferida de prédio.

Atualmente, a Dinah funciona no Parque do Sesi e deverá ser transferida, em fevereiro, para um novo prédio, que ainda está sendo construído, nos fundos da EMEI Adriana Spall.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Os pais reclamam, além da falta de transparência e diálogo da Prefeitura, que a mudança irá prejudicar os alunos. Eles argumentam que o espaço junto ao Sesi, cercado pela mata nativa e com a infraestrutura do Parque, é um dos melhores da cidade e seus filhos não poderão continuar usufruindo.

Além disso, a comunidade escolar entende que a Dinah passará a ser um anexo da EMEI Adriana Spall, usando pátio e refeitório de maneira compartilhada em um espaço que ultrapassará os 300 alunos. Os pais também buscam a informação se a equipe da Dinah Signori seguirá trabalhando com seus filhos e a direção será mantida, alegando quebra de vínculo, segundo eles, importante e garantida por lei nesta faixa etária da educação infantil.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM 

Descontentes com a mudança, procuraram a Secretaria de Educação, que argumentou questões técnicas para a mudança de endereço, a qual será efetivada até o início do próximo ano letivo, em fevereiro de 2022.

As perguntas que os pais da EMEI Dinah Signori fazem seguem sem resposta presencial da Prefeitura, apenas manifestações pela imprensa ou redes sociais.

Fotos: Francisco Rocha

1 – Manifestação aconteceu na entrada da Prefeitura, mas os pais não foram recebidos pelo Prefeito

Educação argumenta que existem irregularidades

A Secretaria Municipal de Educação argumenta que há irregularidades no prédio atual da Dinah Signori, como paredes e forros de madeira, que não atendem à legislação e dificultam a aprovação do local junto ao Conselho Municipal de Educação.

Segundo a secretária Janete da Silva Santos disse à reportagem da Folha, as irregularidades são insanáveis, o que fez a Prefeitura optar pela mudança.

Protesto na sessão da Câmara

Na segunda (29), os pais protestaram no início da sessão da Câmara de Vereadores, ouvidos apenas pelos vereadores do PDT, eles seguiram com buzinaço na janela lateral do plenário, forçando a interrupção da sessão.

A presidência da Câmara, então, decidiu dar acesso a três representantes e um deles ocupou a Tribuna do Povo para expor suas indignações.

Sessão da Câmara foi interrompida pelo protesto
Fotos: Francisco Rocha

Secretária de Educação não comparece a encontro

Uma reunião entre a comunidade escolar e a secretária de Educação, Janete da Silva Santos, estava agendada para o início da noite de terça (30), porém, a mesma foi cancelada. Sem conseguir falar com o Executivo, na manhã desta quarta (01), a comunidade voltou a protestar, desta vez em frente a Prefeitura de Canela. Com cartazes, apitos, cornetas e panelas, ficaram na entrada da Prefeitura exigindo serem recebidos pelo Prefeito Constantino Orsolin.

Depois de algum tempo, foram informados de que o prefeito não se encontrava no prédio e três pais foram conduzidos a uma conversa com os secretários Álvaro Grulke e Luciano Melo, de Governo e Fazenda, respectivamente.

Após a conversa, a Prefeitura ficou de dar um retorno aos representantes da comunidade escolar, porém a posição da Secretaria de Educação é de que a escola muda de endereço a partir de fevereiro próximo.

Pais aguardaram a Secretária de Educação que não compareceu em reunião no prédio atual da Dinah Signori
Foto: Márcia Nega

O que diz a Prefeitura:

A Prefeitura de Canela emitiu nota, após a manifestação de segunda (29), na Câmara de Vereadores, no texto enviado pela Assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Educação, diz que, em parceria com uma empresa terceirizada, prepara um novo espaço para abrigar a EMEI Dináh Reis Signori, atualmente instalada junto ao Parque do Sesi, que atende 88 crianças de maternal a pré-escolar, e conta com 19 servidores, sendo que 18 alunos (Pré II) ingressam no Ensino Fundamental no próximo ano. A escola funcionará no próximo ano letivo (a partir de fevereiro de 2022) em um prédio que está sendo construído no mesmo terreno da Escola Infantil Adriana Spall Wingert, localizado na Rua Godofredo Raymundo, Nº 1169.
As novas instalações contarão com cinco salas de aula de 50m² cada, todas com banheiros e uma sala de administração. No primeiro momento o refeitório será compartilhado com a EMEI Adriana Spall seguindo todos os protocolos necessários, além de um escalonamento de turmas organizado pelas duas gestões escolares.
Uma área coberta também será construída interligando os dois prédios das instituições, podendo ser utilizada como espaço de esporte e lazer em dias de chuva. No pátio, que conta com um amplo espaço cercado, duas pracinhas com diversos brinquedos serão instaladas para atender as crianças das duas instituições, além do projeto horta e outras ações que serão desenvolvidas pelas escolas.

Projeto do prédio que deve abrigar a nova Dinah Signori
Foto: Reprodução

Empresa também se manifestou

A empresa terceirizada que loca o espaço da EMEI Adriana Spall entrou em contato com a redação da Folha, na manhã de terça (30) e nossa reportagem esteve conhecendo o local.

Os empresários e o técnico responsável pela obra disseram que tem trabalhado para oferecer cinco salas de aula pedidas pela Prefeitura, colocando o melhor possível na construção e no projeto, para que os alunos que vierem a ocupar o espaço tenham conforto e segurança.

Ainda, segundo os empresários, não se trata de um anexo e sim de uma nova construção, ampla, moderna e atendendo a legislação vigente. A empresa salienta que não é responsável pela gestão da educação e das escolas e que apenas está atendendo um pedido do Município para que seja feito o novo prédio, pelo qual, garante a qualidade das acomodações.

Cinco salas de aula estão em fase de finalização

Antigas instalações
Quando a Secretaria Municipal de Educação acertou com o SESI o empréstimo do espaço, a administração sabia que seria por um determinado período. A secretária Janete da Silva Santos, assim que assumiu a pasta, recebeu apontamentos de que a escola Dinah estava funcionando sem autorização para desenvolvimento das atividades, estando instalada em um prédio de madeira, o que a legislação federal e decreto municipal não permitem.
“Estamos mudando para um espaço com salas amplas e dentro das normas técnicas permitidas! Somos gratos ao SESI pela cedência do espaço, onde a área de lazer poderá continuar sendo utilizada pela comunidade da Dináh e por outras escolas, como sempre aconteceu”, destaca a secretária Janete. “Quero deixar bem claro à comunidade que não estamos com descaso com nossos alunos, a mudança é necessária por questões de segurança. Prefiro ser criticada pelos pais pela troca de endereço ser feita sem nada de grave ter acontecido, do que ser julgada se algo de grave acontecer e a secretaria nada ter feito para evitar. Tenho certeza que no futuro vocês vão me entender”, finalizou Janete.

Refeitório da EMEI Adriana Spall será compartilhado