Canela,

5 de maio de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Funcionários se emocionam ao saber que Dinah Signori pode ser encerrada

Compartilhe:

Prefeitura faz hoje o que combatia e criticava no passado

Na tarde desta terça (14), visitei a EMEI Dinah Signori, a convite dos profissionais que lá trabalham. Elas me convidaram a conhecer as instalações e, por fim fizeram, um desabafo.

Elas agradeceram o empenho dos pais, que mesmo sem pedido, lutaram pela permanência da escola e dos profissionais.

Todas estão muito chateadas com a maneira que a mudança da escola foi conduzida e por diversas vezes se emocionaram, chegando a chorar ao descrever estes últimos dias. Além disso, não sabem qual será o seu futuro, pois não têm certeza de que seguirão com seus alunos para o novo espaço junto à Adriana Spall.

Eu solicitei ao Departamento de Comunicação da Prefeitura uma resposta oficial. Perguntei se a Dinah seria fechada e se os profissionais que lá trabalham seriam transferidos para a nova sede. A resposta foi a seguinte: “a Secretaria de Educação informa que ainda não existe uma definição”.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Prefeitura faz aquilo que criticava até pouco tempo

Tem uma cena de Star Wars que é fantástica, quando Obi-wan diz a Anakin: você se tornou aquilo que jurou destruir.

A Prefeitura faz aquilo que criticava até pouco tempo, como no caso da Tio Beto, que hoje luta para reconstruir, mas passou anos criticando sua desativação.

Agora, vai encerrar a Dinah Signori, estranhamente, a escola infantil com um dos melhores espaços dentro das municipais.

Será que a Dinah não merece o mesmo empenho?

Será que a história de luta destes profissionais e comunidade escolar importa menos que outras?

Será que essa EMEI não importa porque não tem raízes junto ao partido que comanda a Prefeitura?

Será que Canela não merece mais sinceridade e transparência nas decisões?

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Meias verdades são mentiras incompletas

Aqui, no caso da Dinah, as meias verdades e algumas omissões causaram toda esta confusão. Sem juízo de valor, é possível fazer algumas afirmações que, se a Prefeitura as tivesse feito lá atrás, não estaria este embate entre comunidade escolar e Secretaria de Educação.

Vamos a elas:

1) O espaço construído nos fundos da EMEI Adriana Spall não é um puxadinho, aliás, é muito amplo e com salas de aulas de qualidade.

2) Mas, com a ida dos alunos da Dinah para a Adriana Spall, o refeitório vai ser o mesmo.

3) Nenhum aluno vai ficar sem vaga e nenhum professor vai perder o emprego, mas, a EMEI Dinah Signori vai ser desativada sim, passando a integrar a Adriana Spall.

4) Talvez o espaço físico e as educadoras da Adriana Spall sejam tão boas ou até melhores que as da Dinah, mas haverá quebra de vínculo dos alunos e da comunidade escolar com o educandário, o qual terá que ser reconstruído.

5) Não é verdade que o Sesi não quer mais a Dinah Signori nas suas dependências.

6) É verdade que houve falha administrativa na forma de acerto entre o Sesi e a Prefeitura, mas até agora este colunista não recebeu nenhuma informação de que tal irregularidade não pode ser sanada.

7) É verdade que as paredes das salas de aula da Dinah, junto ao Sesi, são de madeira e que uma lei, especialmente depois da tragédia da Boate Kiss proíbe o funcionamento de EMEIs em espaços assim.

8) Mas também é verdade que diversas escolas e escolinhas municipais têm salas de aula feitas ou divididas com paredes de madeira. Irá a Prefeitura condenar os prédios de todas estas escolas?

9) Também é verdade que, dentro da legislação atual, existiriam ajustes que permitiriam que a Dinah seguisse no Parque do Sesi, inclusive os pais se despuseram a arcar com as despesas de adequação do espaço.

Então, ao fim e ao cabo, foi uma decisão do gestor da educação encerrar as atividades da Dinah e levar aos alunos para a Adriana Spall.

Fico me perguntando porque a Prefeitura tem esta mania de não ter diálogo, de não ter transparência. Falassem as verdades todas desde o início, a coisa já tava resolvida.

A impressão que fica é que esta Administração não gosta ou acha que não precisa dar explicações à comunidade. Faz e pronto.

Mas, não é assim. Político eleito e agente político nomeado é empregado do povo e a sua primeira obrigação é prestar contas e explicar as suas ações.

#ficamasdicas