Canela,

20 de maio de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DOS BRASILEIROS PARA 2022

Compartilhe:

Caro leitor, essa semana me deparei com uma pesquisa no site Valor Investe e fiquei surpresa que muitos ainda não tem noção nenhuma do que fazer com seu dinheiro para ter uma vida com mais qualidade.

O item mais apontado na pesquisa foi guardar dinheiro (50,75%) para quitar dívidas (23,02%), reduzir despesas (16,19%), guardar dinheiro na poupança (9,92%) e fazer previdência (4,45%). Além disso, também querem comprar bens (20,80%).

Coluna da Juliana Alano #75. Confira todas as outras clicando aqui.

Vamos pensar juntos, guardar para pagar as dívidas, sabe-se que o índice de endividamento no Brasil é absurdo, mas sem arrumar uma renda extra para pagar essa dívida, dificilmente o endividado vai conseguir sair da situação, pois além de ter as despesas normais no dia a dia, sempre aparecem coisas novas pelo caminho, principalmente os aumentos devido a inflação.

Reduzir as despesas é muito bom, principalmente aquelas desnecessárias que ocorrem por falta de organização, como por exemplo, os juros e multas por atraso das faturas. Além disso, reduzir para se enquadrar no orçamento, é a mesma coisa que engessar a sua vida. Tenha sonhos, tenha perspectivas e faça mais dinheiro para ter a vida que você quer viver, ao invés de reduzir e reduzir.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Sério que ainda tem gente querendo colocar o seu nobre dinheirinho na poupança? Sim, infelizmente tem milhões de brasileiros que se limitam a poupança e deixam a inflação corroer seu poder de compra.

Fazer previdência privada apesar de ser a menos votada, é a menos pior de toda a lista, mas tenho certeza de que não foi porque pensaram como investimento, mas lembraram que não existirá mais aposentaria social como o modelo atual.

Eu prometo que vou fazer uma coluna só sobre comprar bens, porque tem muito a ser debatido, um dos maiores sonhos das pessoas é adquirir a casa própria que só perde para viajar. Pois é, viemos de uma cultura que nos diz que quanto maior for nossos bens, maior será nossa força, o que de fato não é verdade, porque se você imobiliza tudo, quando precisar de liquidez terá que vender a preço de banana e vai perder dinheiro. Além disso, imóveis precisam de manutenção, IPTU, dentre outros custos.

CUIDADO, já dizia Francis Bacon: “O dinheiro é um BOM criado, mas um MAU senhor.”