Na tarde de ontem (02), a Polícia Civil desencadeou operação policial de repressão qualificada ao narcotráfico, que resultou na prisão de três suspeitos de atuarem na atividade criminosa, bem como em crimes correlatos, cometidos no âmbito de facção criminosa com presença em Gramado.
De acordo com nota da Polícia, as prisões preventivas foram alicerçadas em vasto material probatório comprovando o envolvimento dos suspeitos nos delitos apurados.
RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP
Um dos alvos foi preso em Canela, ocasião em que foram apreendidas em seu poder porções de maconha e um revólver, calibre 32, municiado, além de outros objetos. O suspeito estava com tornozeleira eletrônica, sendo que recentemente havia saído do sistema prisional.
Apurou-se que o homem havia assumindo papel de destaque na organização criminosa, tornando-se uma espécie de subgerente do tráfico de drogas, coordenando a distribuição e venda de drogas realizada por diversos traficantes que atuam no varejo. Além da prisão preventiva, foi autuado em flagrante em razão do material apreendido em seu poder.
RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM
O segundo alvo foi preso em Novo Hamburgo, em uma clínica de reabilitação, onde recentemente foi internado. Apurou-se que o suspeito, além de atuar na venda de drogas, realizava o recolhimento de valores oriundos do narcotráfico, bem como a cobranças de devedores do grupo criminoso.
O terceiro alvo da investigação já se encontrava preso, sendo o líder do grupo investigado, o qual gerencia parte do tráfico de drogas em Gramado, bem como crimes relacionados, mesmo estando recolhido ao sistema prisional. A nova prisão preventiva foi comunicada à casa prisional em que se encontra recolhido.
As prisões foram realizadas pela Delegacia de Polícia de Gramado, responsável pelas investigações, com o apoio da Delegacia de Polícia de Canela e da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo.
ANJOS DA LEI
Ainda, restou apurado que o tráfico de drogas investigado envolvia adolescentes, recrutados para atuar na atividade criminosa, o que agrava a reprovabilidade do agir. Inclusive, ao longo das investigações, um adolescente foi apreendido em flagrante por tráfico de drogas, o qual tinha consigo porções de cocaína e maconha.
O Delegado de Polícia Gustavo Celiberto Barcellos, titular da Delegacia de Polícia de Gramado, ressalta a competência, o empenho e a dedicação do efetivo policial envolvido nas investigações e prisões, ressaltando que a Polícia Civil tem por objetivo produzir provas qualificadas que levem e mantenham na prisão criminosos envolvidos nas mais diversas atividades desenvolvidas no contexto de facções criminosas, alcançando-se, especialmente, as lideranças dentro da hierarquia das organizações criminosas.