Canela,

12 de dezembro de 2024

Anuncie

Projeto visa garantir presença de doula no hospital de Gramado

Compartilhe:

Um Projeto de Lei que visa garantir a presença de doulas nos estabelecimentos hospitalares durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto foi protocolado na Câmara de Vereadores de Gramado nesta quinta-feira (03). A proposta é de autoria da parlamentar Rosi Ecker Schmitt (Progressistas).

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Na justificativa, Rosi expõe a importância que este serviço proporciona à mulher por meio do conforto físico, apoio emocional e suporte durante todo o processo. O acompanhamento utiliza técnicas de alívio da dor, exercícios específicos de preparo para o trabalho de parto, além de técnicas de relaxamento e respiração. “A doula auxilia que a mulher e sua família tenham uma percepção de maior bem-estar na vivência do trabalho de parto. Este suporte aumenta também o vínculo entre mãe e bebê, ainda no ventre materno”, enfatiza a vereadora.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

De acordo com a proposta, há, ainda, evidências que a doula no pós-parto ajuda a reduzir os índices de depressão materna. Estudos também demonstraram que a presença da doula reduz em 25% o tempo do trabalho de parto, redução de até metade os índices de cesariana e 40% o uso de hormônios sintéticos e partos instrumentalizados, reduzindo, assim, intervenções cirúrgicas, medicamentos e custos com materiais hospitalares.
Apesar de tantos benefícios, alguns municípios ainda não aceitam a presença desta profissional na sala de parto, obrigando a gestante a escolher entre doula e o acompanhante. “A apresentação deste projeto significa a preocupação de que seja garantida a todas as mulheres, que assim o desejarem, o suporte destas acompanhantes devidamente treinadas no ciclo gravídico-puerperal, garantindo que o nascimento seja um evento familiar pleno e rico em experiências positivas”, conclui a vereadora.
O Projeto de Lei do Legislativo 002/2022 agora passa pela análise da Procuradoria da Casa e comissões.

Após os pareceres será colocado em votação.

Foto: Divulgação