Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Canelenses, fiquem tranquilos, surgiu uma solução para o Hospital de Canela

Compartilhe:

Alerta: o texto abaixo contém ironia e toda e qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência

Se você, assim como eu, é morador de Canela, trabalha ou empreende nesta cidade, também deve, em algum momento dos últimos meses, ter ficado preocupado com a situação do Hospital de Caridade de Canela.

Foram denúncias de corrupção, com prisão e indiciamento do ex-interventor municipal e do ex-presidente da Câmara de Vereadores, tanto que a maior operação de combate à corrupção do interior do Estado do Rio Grande do Sul, realizada pela Delegacia de Polícia de Canela, leva o nome de Cáritas, em referência ao Hospital de Caridade.

Ainda, sobram reclamações sobre a principal casa de saúde do Município, a única que realiza procedimentos complexos.

Por fim, o Ministério Público cobra transparência e trava uma batalha para que a “gestão” política saia do HCC e entrem pessoas ou instituições com expertise em administração hospitalar.

Aqui vale o registro de que os servidores do hospital fazem até mais que o possível para bem atender, mas não vão querer me dizer que o problema do Hospital de Canela é o enfermeiro ou o atendente… o furo é bem mais acima.

Mas, após tanta preocupação, confesso que fiquei mais aliviado, um tanto até satisfeito, afinal, assisti a sessão da Câmara, na segunda (14), quando os vereadores, após uma reunião com o Ministério Público, decidiram entrar em campo.

Alguns dos nossos nobres edis acreditam que a intervenção deve continuar e que o Hospital melhorou após a intervenção, a olhos nus, coisa nítida e que ninguém fala.

Outros acham que os prazos exigidos pelo Ministério Público são curtos, precisavam ser maiores para dar tempo de fazer as coisas direito (isso vindo de uma Câmara que teve seu presidente preso em novembro e em fevereiro ainda não nomeou a tal comissão de ética).

Por fim, os vereadores vão formar uma comissão para acompanhar o trabalho do HCC, principalmente a tal transição, desde a saída da intervenção até que uma entidade privada assuma o hospital.

Ufa! Que alívio. Pensem, os leitores, que coisa boa, afinal, nossos vereadores, notáveis gestores públicos e privados, com larga experiência em hospitais, vão acompanhar o processo e trazer soluções.

Dormi tranquilo, na última segunda, pois, se a intenção é de que a influência política seja afastada de vez do HCC, com a entrada dos vereadores no jogo, com certeza a política vai ser deixada de lado.

Além do resultado, que, com certeza, será rápido, de acordo com a vontade da comunidade de Canela, teremos a certeza de que os recursos, tirados de nossos impostos para o pagamento dos vencimentos dos edis, está sendo bem aplicado.

Agora vai! Tenha fé, canelense!!!